INDAQUA atribui bolsas a estudantes da Universidade de Aveiro.

2021-08-06 17:48

Categoria: 

Concelho: 

Está já em curso a colaboração entre a INDAQUA e a Universidade de Aveiro (UA) que vai permitir atribuir bolsas de estudo a 30 estudantes com comprovada carência económica. O protocolo foi assinado hoje, 6 de agosto, entre o Reitor Paulo Jorge Ferreira e Pedro Perdigão, CEO da empresa de gestão de sistemas de abastecimento de água para consumo humano e de saneamento de águas residuais. A iniciativa da concessionária visa apoiar o combate ao abandono escolar.

São já perto de 100 os estudantes identificados para a atribuição das Bolsas INDAQUA em três instituições de Ensino Superior (para além da UA a iniciativa abrange ainda a Universidade do Porto e a Universidade do Minho). A mais recente parceria da empresa, uma das maiores operadoras no universo das concessões municipais de água, foi estabelecida com a UA, onde estão atribuídas 30 bolsas.

Para a atribuição destes apoios foram selecionados estudantes com comprovada carência económica e origem nos municípios de Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Santo Tirso, Trofa e Vila do Conde, onde a INDAQUA é responsável pelo abastecimento de água e gestão de águas residuais.

O apoio da INDAQUA tem o valor aproximado de um ano de propina, de forma a apoiar os estudantes no prosseguimento de estudos e combater o abandono escolar, agravado pelas dificuldades económicas geradas pela pandemia. Pedro Perdigão, CEO da INDAQUA, destaca ainda a importância da iniciativa pelo “reforço positivo que dá aos jovens que estão a apostar na sua formação académica de nível superior”.

“É a primeira vez que direcionados a política de responsabilidade da INDAQUA diretamente às Universidades, pois acreditamos que estas Bolsas podem ter especial importância no momento que atravessamos. Apoiar cerca de 100 estudantes e respetivas famílias foi também uma forma de sublinharmos a extrema relevância que a educação tem no desenvolvimento dos territórios, procurando ajudar de forma particular aqueles em que diariamente atuamos”, acrescenta Pedro Perdigão.

“Contar com a colaboração das empresas, em iniciativas como a que nos foi trazida pela INDAQUA, é importante para a UA, no sentido de complementar os apoios sociais de que dispomos. Em conjunto, estamos a assegurar condições para que os nossos estudantes possam prosseguir e concluir os seus estudos com a qualidade e conforto que lhes são devidos”, relembra Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA.

Desde há vários anos que a INDAQUA implementou uma vasta política de responsabilidade social que abrange, entre outros, o apoio a instituições de solidariedade social, educação, saúde, segurança ou outras. Estes apoios visam contribuir para o bem-estar da população dos territórios em que a INDAQUA garante o abastecimento de água e gestão de águas residuais a mais de 600 mil pessoas.

Fundado em 1994, o Grupo INDAQUA é líder na gestão de sistemas de abastecimento de água para consumo humano e de saneamento de águas residuais, e um dos maiores operadores no universo das concessões municipais em Portugal, servindo mais de 600 mil pessoas.