Imigrantes já começaram a promover o Município de Ílhavo.

2015-06-30 14:02

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Imigrantes residentes no concelho de Ílhavo já responderam ao desafio lançado pela autarquia para a gravação de vídeos em que deixam a sua visão sobre o Município. O canal do “Youtube” apresenta um conjunto de 50 vídeos “Ílhavo Num Minuto”, em cinco línguas. Este projeto, que tem como base a integração, recorre aos testemunhos de imigrantes para apresentar os principais pontos turísticos.

Praia da Barra, Costa Nova, Caminho do Praião, Mata Nacional, Cais dos Bacalhoeiros, Jardim Oudinot, Navio Museu Santo André, Museu Marítimo de Ílhavo, Vale de Ílhavo, Vista Alegre, Biblioteca Municipal de Ílhavo e Centro Histórico de Ílhavo foram os locais escolhidos, apresentados por cidadãos de Angola, Brasil, China, Guiné Bissau e Ucrânia. "O intuito destes vídeos é estimular a visita e a aproximação ao local ou, até, a própria migração”, salienta a Câmara de Ílhavo.

Com um custo total de 33.849,60€, o projeto denominado “Ílhavo – Diversidade Num Minuto” é co-financiado pelo Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (FEINPT) em 95%.

Sob a alçada do Alto Comissariado para a Migração, o projeto tem como parceiros o Centro Social Paroquial Vera Cruz, que realizou a monitorização e o acompanhamento da execução do projeto, e a Associação para a Educação e Valorização da região de Aveiro que, através do Canal Central realizou os 50 vídeos sob a supervisão de Gabriel Marcos.