Ilídio Pinho vai receber o Doutoramento Honoris Causa da Universidade de Aveiro.

2019-10-09 08:45

Categoria: 

Concelho: 

O empresário Ilídio Pinho vai receber o Doutoramento Honoris Causa da Universidade de Aveiro, na próxima semana, a 16 de outubro, dia da Cerimónia de Abertura do Ano da Academia.

Membro do Conselho de Curadores da UA, com uma carreira reconhecida no mundo empresarial nacional e internacional, a vida de Ilídio Pinho destaca-se ainda no mundo associativo e autárquico.

Com início marcado para as 15h00, no Auditório Renato Araújo, no Edifício Central e da Reitoria, a Cerimónia de Abertura do Ano conta com as intervenções de Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA, e de António Alves, presidente da Associação Académica.

Segue-se a intervenção de Júlio Pedrosa, antigo Reitor da UA e padrinho do Doutor Honoris Causa, a imposição das insígnias e o discurso de Ilídio Pinho.

“O Eng. Ilídio Pinho é um empresário de grande relevo a nível nacional e internacional, com uma forte participação no meio empresarial, como empresário, dirigente associativo e autarca. Os diversos cargos de elevada relevância empresarial que tem vindo a assumir ao longo dos anos, como fundador, acionista ou presidente, e os vários negócios diferenciados e internacionais que tem promovido e impulsionado, atestam as suas multifacetadas qualidades de empreendedor criador e de inovador organizacional e a sua invulgar capacidade de pensar e antecipar o futuro”, aponta a Reitoria da UA.

O seu papel de elevado destaque e projeção na história de Portugal é “visível também na sua ação a favor da causa pública e na atenção especial e continuada que tem oferecido ao valor da ciência na educação e ao bem-estar das pessoas”, acrescenta a Reitoria da Academia de Aveiro.

A criação da Fundação Ilídio Pinho, com a missão de colocar a ciência ao serviço da valorização humana, do desenvolvimento económico, da promoção da cultura e da solidariedade entre gerações e povos, “espelha o caráter de benemérito de exceção e de humanista profundo do Eng. Ilídio Pinho”.

A Reitoria lembra que “os altos serviços que [Ilídio Pinho] tem prestado ao país são extensíveis também à UA, com a qual tem mantido uma ligação próxima há uma década, desempenhando nesta instituição um forte papel interventivo e de assertiva análise das grandes opções desta instituição relativamente ao futuro e na sua projeção para o mundo”.

Ilídio da Costa Leite de Pinho nasceu em Vale de Cambra em 19 de dezembro de 1938, tendo concluído o curso de Engenharia Eletrotécnica e Máquinas no Instituto industrial do Porto em 1961. Desde novembro de 2014 que é membro do Conselho de Curadores da Universidade de Aveiro (UA).

É fundador e presidente da Fundação Ilídio Pinho, que criou em memória do filho Ilídio Pedro, com a missão de “contribuir para que o desenvolvimento da ciência seja um fator de valorização humana e um instrumento de desenvolvimento económico, de promoção da cultura e da solidariedade entre gerações e povos”.

 

Texto: UA