Ílhavo: Vigília e silencio pelas vítimas de violência doméstica.

2024-03-07 07:18

Categoria: 

Concelho: 

Vigília e silencio pelas vítimas de violência doméstica.

Iniciativa do lar do divino salvador em parceria com a junta de São Salvador esta quinta, às 18h30 na escadaria de acesso à Junta.

Os participantes são convidados a transportar uma vela branca em homenagem às 22 vítimas de homicídios por violência doméstica em 2023.

O Conselho de Ministros português aprovou em Fevereiro de 2019 o decreto-lei que instituiu o dia 7 de março como Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica.

Os números de casos e mortes associadas à violência doméstica constituem um flagelo social e uma realidade que exige uma ação “imediata, determinada e concertada” de esforços de toda a sociedade para defender a vida, integridade a dignidade das vítimas de violência doméstica e suas famílias.

Em 2023, houve um total de 22 homicídios por violência doméstica, com 17 mulheres, duas crianças e três homens como vítimas mortais.

Houve mais de 30 mil denúncias às autoridades.

Desde o começo deste ano de 2024, já foram assassinadas seis mulheres em casos de violência doméstica, o que dá uma média de uma por semana.

A equipa técnica do Lar Divino Salvador, em parceria com a Junta de Freguesia de S. Salvador, desafia parceiros sociais e comunidade em geral, a juntaram-se a esta vigília a aos dez minutos de silêncio em memória e em homenagem às Vítimas de Violência Doméstica.

O Lar destina-se a acolher mulheres grávidas ou com filhos em situação de risco social conhecendo a realidade por dentro.

“Que todos nós consigamos sensibilizar para este flagelo social e fazer alguma diferença! Que estes minutos de silêncio sensibilizem todos a não se calarem e denunciarem estas situações”.