Ílhavo: "Vamos aos cricos" regressa a 29 de Março.

2024-03-22 14:47

Categoria: 

Concelho: 

O Festival gastronómico “Vamos aos Cricos” está de regresso ao Município de Ílhavo com edição de 29 março a 1 de maio.

Trata-se do Festival Gastronómico de Produtos da Ria com incentivo ao uso de produção local de bivalves nas cartas de restaurantes, petisqueiras e cafés do Município de Ílhavo.

A Ria de Aveiro atravessa, em várias zonas, o Município de Ílhavo, e nas suas águas salgadas e pouco profundas está o habitat perfeito para os bivalves.

Destas águas, chegam à mesa o crico (ou berbigão), o mexilhão, a navalha (longueirão ou lingueirão), a amêijoa, o choco e a ostra.

Em 2022, os cricos da Ria de Aveiro representaram mais de 80% da quantidade total capturado em Portugal. Nesse mesmo ano, o choco da Ria representou 37% do total nacional, o mexilhão, 27%, e a amêijoa, 24%.

São, por isso, muitas as famílias do Município de Ílhavo que se dedicam a esta atividade artesanal, que tem passado de geração em geração.

Atualmente, existem cerca de um milhar de mariscadores licenciados na Ria, sendo que a captura de bivalves e a pesca do choco da Ria representaram mais de 8 milhões de euros para a economia da Ria de Aveiro em 2022 (dados do INE para a lota de Aveiro, situada no Porto de Pesca Costeira na Gafanha da Nazaré).

O “Vamos aos Cricos” pretende estimular a gastronomia local; os circuitos curtos e legais da economia local e o consumo destes produtos no município.

As experiências gastronómicas e os estabelecimentos aderentes podem ser consultados em visitilhavo.pt.

Como complemento às experiências gastronómicas, o festival inclui a atividade “Vamos aos cricos com quem sabe!”, no dia 6 de abril, sábado, às 9h00, no Canal de Mira da Ria de Aveiro.

Em pleno Canal de Mira, um dos mariscadores da Ria de Aveiro, e associado da APARA, descreve as espécies de bivalves da Ria, explica como e quando se apanham, quais os tamanhos mínimos e fala sobre este modo de vida tão tradicional da Ria de Aveiro e as suas gentes.

A iniciativa inclui, também, uma componente de sensibilização ambiental.

A atividade, para maiores de 12 anos, tem inscrição gratuita, bastando enviar email para turismo@cm-ilhavo.pt.

O “Vamos aos Cricos! – Festival Gastronómico de Produtos da Ria” é promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, em parceria com a APARA - Associação de Pesca Artesanal da Ria de Aveiro.