Ílhavo: Valorização cultural do património marítimo junta Ílhavo, Peniche e Murtosa.

2018-05-27 14:27

Categoria: 

Concelho: 

Os Municípios de Ílhavo, Murtosa e Peniche dinamizam o projeto “Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades” e anunciam a divulgação do programa até final deste mês.

Este projeto de programação cultural em rede irá desenvolver um conjunto de atividades visando a valorização e divulgação do património cultural marítimo associado a cada um destes territórios.

“Reconhecendo a especificidade dos diferentes tipos de pesca associados a cada território, e o potencial que o imaginário coletivo a eles associados pode ter na ótica da identidade territorial e da sua estruturação em rede, este projeto desenvolverá um conjunto de ações em torno dos seguintes temas: Gastronomia de Bordo; A Mulher na Comunidade Piscatória; Memória Social, Comunidades e Protagonistas; e Tradição da Construção e Manutenção Naval”, adianta o município de Ílhavo.

Este projeto anuncia mais de trezentos eventos em três anos favorecendo o “incremento do turismo cultural” e o “aumento da competitividade regional”.

O projeto “Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades” é financiado ao abrigo do programa Centro 2020.

Em Ílhavo, o “Territórios com História” tem sido âncora de várias ações, nomeadamente o projeto “Patrimónios Sonoros Marítimos”, que consiste no levantamento e divulgação do património sonoro associado à pesca do bacalhau, num desafio que o Museu Marítimo de Ílhavo lançou ao realizador Tiago Pereira e a Associação Música Portuguesa a Gostar Dela Própria; o “Mar Film Festival”, que decorreu no Museu Marítimo entre 19 e 21 de abril; e várias ações preparatórias do Festival Gastronomia de Bordo, que se realizará em Ílhavo, entre 14 e 18 de novembro.