Ílhavo vai dar formação a seniores em literacia digital.

2020-06-27 10:19

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Ílhavo lançou, neste mês de junho, o programa “Maiores On”, direcionado aos Maiores de Idade do Município, através do qual se pretende munir os idosos de ferramentas que lhes permitam aumentar os níveis de literacia digital.

O projeto, que durará até 2023, resulta da perceção da Autarquia de que as estratégias implementadas para a contenção da pandemia da COVID-19, criaram situações complexas de isolamento e distanciamento social na comunidade sénior. 

O smartphone, tablet ou computador são grandes aliados no combate a este isolamento, além de manterem os idosos mais próximos de amigos e familiares, e ajudarem também a estimular a autonomia física e mental.

O “Maiores ON” divide-se em 3 fases. 

Numa primeira fase, o objetivo é a aquisição de competências tecnológicas no domicílio, sendo abordados cinco temas.

"Comunicar online com amigos e família", "Construção de um perfil nas Redes Sociais", "Navegar e pesquisar na Internet em segurança", "Utilizar o computador e a internet" e "Imagens e Vídeos na Internet" são os temas da formação. 

Para a concretização desta primeira fase, o Município conta com uma bolsa de voluntários do Curso de Psicogerontologia, do Instituto de Ciências da Informação e Administração de Aveiro (ISCIA) que já se encontram no terreno a abordar cada um dos temas.

A segunda fase passa pela adesão à Rede “miOne”, desenvolvida pela Universidade de Aveiro, em parceria com a Fundação Altice, no âmbito do projeto de investigação “SEDUCE 2.0". 

Esta comunidade online é uma plataforma de cariz social na qual a comunidade sénior pode reagir a notícias, consultar informação sobre vários temas como a saúde, planear viagens e partilhar experiências com os seus familiares e amigos.

Na terceira fase serão promovidas Aulas presenciais de Literacia Digital em diferentes espaços do Município de Ílhavo. 

O projeto está disponível para residentes no Município de Ílhavo com mais de 60 anos, podendo a inscrição ser realizada através do número de telefone 234 329 636 ou do email maioridade@cm-ilhavo.pt