Ílhavo: Unidade de Saúde Pública do ACES Baixo Vouga organiza Congresso Nacional.

2022-11-21 15:25

Categoria: 

Concelho: 

A Unidade de Saúde Pública do ACES Baixo Vouga promove, esta semana, em Ílhavo, o seu 3º Congresso Nacional subordinado ao tema "Emergências em Saúde Pública - da COVID-19 à próxima ameaça”.

O evento está agendado para esta terça e quarta, dias 22 e 23 de novembro, na Casa da Cultura de Ílhavo, numa organização em colaboração com a Câmara Municipal de Ílhavo.

À semelhança das anteriores edições, o 3.º Congresso da USP do ACeS BV pretende ser um espaço de encontro e debate de questões da Saúde Pública nos mais diversos domínios de intervenção e investigação, tendo, este ano, como principal objetivo rever experiências da COVID-19 e pensar soluções para futuras ameaças.

Com um painel de oradores que inclui personalidades de renome nacional e internacional, o tema da COVID-19 será enquadrado nos diversos níveis de cuidados de saúde, incorporando as experiências e aprendizagens resultantes de dois anos de pandemia e procurando alinhar respostas perante cenários futuros igualmente exigentes na área da Saúde Pública.

Direcionado sobretudo para profissionais de saúde, o congresso é também aberto à comunidade em geral.

O arranque acontece esta terça, às 9h30 com “comunicações livres” seguindo-se, às 11h30, a conferência "Pathogenomics e o seu papel na vigilância e investigação epidemiológica" com Ana Felix, da Unidade de Saúde Pública ACES Baixo Vouga, e João Paulo Gomes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

A sessão de abertura decorre ao meio-dia com intervenções de João Campolargo (Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo), António Maló de Abreu (Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia da República), Rosa Reis Marques (Presidente da ARS Centro) e Pedro Almeida (Diretor Executivo da ACES Baixo Vouga).

À tarde haverá painel sobre “cooperação intersectorial” com participações de Fernando Mendonça (Instituto da Segurança Social), Cristina Oliveira (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares), Alexandra Queirós (Universidade Aveiro), Salvador Malheiro (Câmara Municipal de Ovar) e Margarida Guedes (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil).

Depois das 16h30 painel sobre “Hospital — governança e reorganização dos serviços no pós COVID-19” com José Luís Brandão (Centro Hospitalar do Baixo Vouga), Daniel Melo (Centro Hospitalar do Baixo Vouga), Tiago Alfaro (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra), Tiago Santos (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra) e Paulo Diz (ACES Entre o Douro e Vouga II - Aveiro Norte).

Na quarta-feira, dia 23, o dia começa com apresentação de Pósteres e a terceira Mesa sobre o tema “Saúde Pública — preparação para a próxima ameaça”.

Participam Joana Vilas Boas (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde), Ana Paula Ambrósio (Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge), Paula Vasconcelos (Direção-Geral da Saúde) e Henrique Lopes (Task Force europeia para a COVID-19).

Ao meio-dia, conferência “Emergências em Saúde Pública — Aprendizagem da COVID-19” com João Pedro Pimentel (Departamento de Saúde Pública da ARS Centro) e Graça Freitas (Direção-Geral da Saúde).

Depois do almoço, às 14h30, 4ª Mesa sobre “Cuidados de Saúde Primários - resposta em contexto de emergências de Saúde Pública”.

Os oradores são Rui Pedro Leitão (Unidade de Saúde Pública ACES Baixo Vouga), João Ribeiro (Equipa Regional de Apoio – Centro), Cristina Crespo (Equipa Regional de Apoio – Centro), Patrícia Martins (Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados ACES Baixo Vouga) e João Gonçalo (Departamento de Saúde Pública da ARS Centro).

Depois da Entrega de Prémios referentes às Comunicações Livres realiza-se a Sessão de Encerramento com João Campolargo, João Pedro Pimentel, Pedro Almeida e Alcino Santos (Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Baixo Vouga).