Ílhavo: Territórios Públicos promove reflexão sobre cultura e liberdade.

2024-02-01 08:06

Categoria: 

Concelho: 

A celebração dos 50 anos do 25 de Abril inspiram a edição deste ano do fórum cultural de Ílhavo.

Territórios Públicos debate cultura e liberdade, em dois dias, esta quinta e sexta-feira, no Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre e noutros espaços culturais do Município de Ílhavo.

Encontro entre profissionais da mediação cultural e dos serviços educativos de todo o país numa reflexão sobre “pensar liberdades”.

Na manhã desta quinta, dia 1 de fevereiro, debate-se Cultura e Liberdade no painel “Dado Adquirido”, que decorre entre as 9h30 e as 13h00, e junta o cineasta Bruno Gascon, o cantautor Samuel Úria e a atriz e encenadora Sara Barros Leitão para refletir sobre o exercício contínuo de criar e viver em liberdade.

A moderação cabe ao dramaturgo e encenador Bruno dos Reis.

Numa edição do Territórios Públicos em que se pensa a forma como a cultura se relaciona com a resistência enquanto revolução contínua, apresentam-se, no painel da tarde, três projetos que, pela sua génese “transformadora e inconformada” constituem casos de boas práticas: o FILMar, da Cinemateca, representado por Tiago Bartolomeu Costa, o “Esta Máquina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se”, da estrutura artística ondamarela, e a banda 5ª Punkada, representada por Paulo Jacob e Mário Veríssimo da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC).

A apresentação e a conversa decorrem entre as 14h30 e as 17h30 e a moderação é do jornalista Luís Miguel Loureiro.

No segundo dia, 2 de fevereiro, o Territórios Públicos promove três oficinas e uma peça de teatro.

“Homo Sacer” é o espetáculo da companhia Bestiário, inspirado no livro “Homo Sacer e os Ciganos”, de Roswhitha Sholz, que procura, sob uma perspetiva antropológica e política, refletir sobre o anticiganismo.

Acontece às 10h00 na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

No final do espetáculo, há uma conversa moderada por Rosa Madeira, do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.

À tarde, entre as 14h30 e as 17h30, o Museu Marítimo de Ílhavo acolhe a oficina “Liberdade - Discursos e Representações nos Museus”, orientada por Gabriela Nicolau dos Santos.

Em simultâneo, Alexandre Marques e Fátima Dias, do Arquivo Alfredo Pimenta, falam sobre “Pregões e Pregoeiros”, no Centro de Documentação de Ílhavo” e, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, acontece a oficina “(Des)Liberdade”, sob a orientação de Magda Novais.

O evento é promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, através do projeto cultural 23 Milhas.