Ílhavo: Territórios Públicos desafia profissionais a pensar e debater cultura e educação.

2022-02-02 08:05

Categoria: 

Concelho: 

Territórios Públicos desafia profissionais a pensar e debater cultura e educação.

Ílhavo é o centro desta reflexão a partir desta quinta-feira, 3 de fevereiro, durante dois dias, na quarta edição do “Territórios Públicos”, o encontro nacional de Serviços Educativos e Mediação, que preenche anualmente vários espaços culturais do Município de Ílhavo.

Organizado pelo 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, convoca profissionais da área da cultura e da educação, como mediadores, professores, estudantes, artistas e técnicos de espaços culturais, bibliotecas, museus, arquivos, entre outros que exercem funções nestas áreas, para partilhar, debater e refletir sobre aquilo que são as suas experiências e os exemplos de boas práticas em destaque no Territórios Públicos.

A manhã de quinta-feira arranca com “Arte, cultura e paisagens humanizadas”, no Laboratório das Artes, e coloca em debate o professor e geógrafo Álvaro Domingues, a investigadora em artes performativas Ana Pais e a historiadora e curadora Maria de Assis, para refletirem sobre os desafios da ação cultural local e as suas implicações globais.

Durante a tarde de quinta-feira, ainda na Vista Alegre, destaque para a apresentação de dois projetos que são exemplo de “Boas práticas”, com a presença da Associação Cultural Terra Amarela - Plataforma de Criação Artística Inclusiva e o Laboratório de Envelhecimento, recentemente inaugurado, dos Maiores Idade, projeto da Câmara Municipal de Ílhavo.

No segundo dia, há quatro oficinas, três já esgotadas, no Laboratório das Artes do Teatro da Vista Alegre, Biblioteca Municipal, Centro de Documentação e no Museu Marítimo, todos espaços culturais do Município de Ílhavo.

O Laboratório recebe a oficina dos “Especificalistas” (ESGOTADA), da Lugar Específico, no Museu Marítimo fala-se sobre “Teatro e Museus: o trabalho da comunidade” (ESGOTADA), com Graeme Pulleyn, a Biblioteca acolhe Andreia Brites para orientar a oficina “Bibliodiversidade - Promoção da inclusão através dos livros e literatura para jovens” e, finalmente, o Centro de Documentação recebe a oficina “Passo a passo pelo bairro da minha escola: transformações e permanências” (ESGOTADA), com a equipa do Arquivo Municipal de Lisboa.

As inscrições para o Territórios Públicos ainda se encontram abertas e disponíveis para o primeiro dia e para a oficina sobre bibliodiversidade.

O bilhete do primeiro dia ou o ingresso numa oficina custam 10,00€.Horários, informações e formulário de inscrição disponíveis no site do 23 Milhas ou nas bilheteiras físicas da Casa da Cultura de Ílhavo e da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.