Ílhavo substitui a Rota das Padeiras pela Festa do Pão de Vale de Ílhavo.

2022-03-07 14:42

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo substitui a Rota das Padeiras pela Festa do Pão de Vale de Ílhavo.

O evento está agendado para a semana de 19 a 27 de março no Jardim Henriqueta Maia, em Ílhavo.

Ao todo, 13 padeiras de Vale de Ílhavo vão mostrar como se fazem as padas, o folar de Páscoa e broa.

Ao lado das padeiras estarão, também, representadas duas moagens de Vale de Ílhavo, cuja farinha de fabrico tradicional tanto contribui para tornar único este pão.

A Festa do Pão de Vale de Ílhavo começa no fim de semana de 19 e 20 março, com o espetáculo “Mesa-Masseira”, desenvolvido com a comunidade e com a direção artística de Luís Antunes, que decorre na Moagem Grave, em Vale de Ílhavo (dia 19), e na Casa Gafanhoa, na Gafanha da Nazaré (dia 20).

O dia 24 de março é dedicado às crianças das escolas do Município de Ílhavo, com um conjunto de atividades ligadas à confeção do pão.

No dia seguinte, 25 de março, o programa foca-se na população sénior, com uma aula de relaxamento, oficinas de folclore e de costura criativa, o concurso “A minha pada é melhor que a tua”, e uma edição especial da iniciativa “Se esta rua fosse minha”, promovida pelo Centro de Documentação de Ílhavo.

Já à noite, a Associação “Os Baldas” abre portas, em Vale de Ílhavo, para uma oficina de pão, seguida de uma sessão de “Contos Cantos Risos e Acalantos”, com Denis Xavier. A inscrição é gratuita e inclui caneca e lanche.

A abertura oficial da Festa do Pão de Vale de Ílhavo acontece no dia 26 de março, sábado, às 14h30, no Jardim Henriqueta Maia, seguida da atuação dos “Tocabaldar”, banda de percussão de Vale de Ílhavo.

Ao longo da tarde, haverá outros momentos de música, com “Da Cruz One Man Band” (um multi-instrumentista com muito humor), “A Chiclateira” (uma cozinha rolante com um menu de canções gastronómicas) e “Supertronik Bootleg” (cinco “seres extraplanetários” que reproduzem músicas de uma cassete gravada em 1997).

Durante a tarde realizam-se, também, uma oficina de costura de criativa e uma oficina de padas, pão de salicórnia e folar de Vale de Ílhavo.

O programa de domingo, 27 de março, idêntico ao de sábado, inclui, ainda, “Histórias em Palco”, promovido pela Biblioteca Municipal de Ílhavo, a atuação do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré e uma “investida” dos Cardadores, personagem carnavalesca de Vale de Ílhavo.

No sábado e no domingo, 26 e 27 de março, haverá venda de pão, complementada pelo serviço de bar, da responsabilidade da associação “Os Baldas” e dos Cardadores, com pão recheado com chouriço ou bacalhau, sempre a sair do forno a lenha.

Em ambos os dias estará patente na tenda, no Jardim Henriqueta Maia, a exposição “A ‘pasteleira’ do pão”.

O Festival de Pão de Vale de Ílhavo é uma iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas”.