Ílhavo: Seminário "desafios do mar Português" aprofunda "literacia azul".

2018-10-15 14:11

Categoria: 

Concelho: 

“Sustentabilidade e Literacia Azul” é o tema escolhido para a edição deste ano do seminário “Desafios do Mar Português” que terá como áreas de debate a Biologia, Antropologia, Política e Economia.

A necessidade de um maior envolvimento dos cidadãos nos problemas marinhos e nas questões que ameaçam a sustentabilidade do uso dos Oceanos tem vindo a ganhar peso face ao conhecimento dos impactos das alterações climáticas.

O objetivo principal desta edição passa por sensibilizar a sociedade sobre o seu relacionamento e a sua ligação ao mar, seja do ponto de vista das ameaças (nomeadamente as ambientais), seja ao nível das oportunidades e do conhecimento que os oceanos potenciam.

A 7.ª edição está agendada para o próximo sábado numa iniciativa do Museu Marítimo e do CIEMar, em parceria com a Fundação Oceano Azul e com o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro.

Marcam presença o Presidente da Direção Executiva da Fundação Oceano Azul, Tiago Pitta e Cunha (sessão de abertura da conferência) e o Diretor do Royal Museums Greenwich (Londres), Kevin Fewster, que garante uma dimensão internacional ao evento.

A estes juntam-se ainda investigadores e especialistas da Universidade de Aveiro (CESAM), do ISCTE; do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), da Universidade Nova de Lisboa; da Marinha Portuguesa, da Direção-Geral da Política do Mar, do Ministério do Mar; da consultora PwC e do Museu Municipal de Esposende.

A Revista Argos (n.º 6) será apresentada às 14h30 com artigos sobre as potencialidades e abordagens da Literacia do Oceano, acerca das políticas europeias e desenvolvimentos da Economia do Mar, sobre experiências patrimoniais e museológicas desafiantes e inspiradoras para um entendimento das questões marítimas.

Com o tema “O Mar, um Património Europeu”, este n.º 6 da Argos abordará a Cultura do Mar e Literacia Azul, o Direito, Política e Economia do Mar, a Investigação e Experiência Museológicas Marítimas, terminado com um Dossier Visual que inclui a exposição fotográfica “Uma noite no mar”, de Alfredo Cunha.

No ano em que o Museu assinala a fasquia de 1 milhão de visitantes, este promete ser um evemnto especial com início às 9h30 de Sábado.