Ílhavo: Seminário “Arqueologia Documental” encerra Semana dos Arquivos.

2019-06-14 20:34

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O seminário “Arqueologia Documental”, agendado para este sábado, encerra a Semana dos Arquivos do Centro de Documentação de Ílhavo.

Em análise áreas como a Paleografia, a Diplomática, a Codicologia, a Numismática e a Filatelia como ferramentas que permitem interpretar e descodificar informação.

O encerramento do Seminário será dedicado à apresentação dos trabalhos arqueológicos desenvolvidos em Ílhavo, que visam descortinar o passado mais longínquo, num período em que a inexistência de documentação poderia comprometer a reconstrução da história do município.

Maria Beatriz Marques e Liliana Gomes (Universidade de Coimbra), Mário Bruno Pastor (Universidade Católica), Manuel João Senos Matias (Universidade de Aveiro) e António Valera (ERA - Arqueologia) serão os especialistas oradores dos vários painéis que compõe o evento.

O programa será ainda marcado pela assinatura de protocolos, pelo lançamento da revista "Nossa Gente: biografia de Viriato Teles" e pela apresentação da publicação "Do Paleolítico à atualidade: herança arqueológica".

A abertura, a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Fidalgo Caçoilo, está marcada para as 10h.