Ílhavo Sea Festival: Santa Maria Manuela será o primeiro veleiro a dar entrada no Porto de Aveiro.

2016-08-04 17:12

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Santa Maria Manuela será o primeiro grande veleiro a dar entrada no Porto de Aveiro hoje ao final do dia. Contagem decrescente para a regata de grandes veleiros entre Cadiz e Corunha. Na preparação para a chegada dos veleiros a equipa ultima dos pormenores e, segundo adianta o vereador Paulo Costa, estão reunidas condições para uma edição de sucesso (com áudio).

O Ílhavo Sea Festival 2016 vai incluir visitas a partir desta sexta. Até segunda-feira, os grandes veleiros do Mundo estão de regresso ao Município de Ílhavo, para a segunda edição do Festival, que volta a transformar o Terminal Norte do Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, num animado cais de encontro de diferentes culturas, línguas e tradições. São esperados cerca de 1000 tripulantes, vindos de todo o Mundo.

Até ao momento, estão confirmados o “Santa Maria Manuela”, a “Caravela Vera Cruz” (ambos de Portugal), o “Maybe”, o “Pelican of London” e o “Lord Nelson” (os três do Reino Unido), o “Tomidi” e o “Rupel” (ambos da Bélgica), o “Statsraad Lehmkuhl” e o “Christian Radich” (ambos da Noruega), o “Fryderyk Chopin” e o “Jagiellonia” (ambos da Polónia). Todos os veleiros estarão abertos a visitas durante a sua presença no cais, das 15h30 às 22h00, esta sexta-feira; e das 10h00 às 22h00, no sábado e domingo.

No cais haverá concertos, animação de rua, mostra de artesanato e de antiguidades, desfile das tripulações, atividades desportivas (canoagem, paintball, simulador de vela e de surf, etc.), gastronomia, entre tantas outras.

Novidade será a iniciativa “Ao Leme com Ciência Viva – Festival de Ciência”, de âmbito nacional, que decorrerá sábado e domingo (programa em www.ilhavoseafestival.pt), numa parceria com a Fábrica Centro Ciência Viva.

Na segunda-feira, pelas 14h00, os grandes veleiros despendem-se do Município, num imponente desfile, que pode ser visto a partir da praia e do molhe Sul, na Praia da Barra.