Ílhavo: Rota das Padeiras para manter a tradição.

2019-03-28 09:39

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Rota das Padeiras está de regresso para mais uma edição. Vale de Ílhavo anima-se para este evento com marca cultural.

As carismáticas Padeiras deste lugar continuam a cozer o pão conforme lhes ensinaram as mães e as avós.

Durante quatro dias, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Ílhavo e da Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas”, as padeiras arregaçam as mangas e reforçam o empenho em fazer perdurar a tradição.

Os primeiros dois dias são dedicados ao público escolar e sénior; sábado e domingo, o pão “é para todos”.

De regresso está também a “Porta Aberta”, iniciativa em que algumas padarias abrem portas aos visitantes, durante a noite e madrugada de sexta-feira para sábado (29 para 30 de março) para mostrar como se fazem as padas e os folares de Vale de Ílhavo.

O programa de fim de semana (30 e 31 de março), na sede da Associação “Os Baldas”, é dirigido a toda a família e inclui música, baile, marionetas, animação de rua e workshops.

Durante todo o evento haverá venda de pão, degustações, serviço de bar e uma mostra de artefactos do ciclo do Pão de Vale de Ílhavo.

Também incluído na programação está mais uma edição de “Sentidos de Mar”, sob o tema “Padas de Vale de Ílhavo com sabor a mar”. O passeio, que se realiza de bicicleta, começa no Museu Marítimo de Ílhavo, rumo à Algaplus e às Moagens Valente.

O arranque acontece esta noite com porta aberta, às 21h, na sede de “Os Baldas”. Amanhã a abertura oficial do evento acontece às 15h.

O presidente da Câmara de Ílhavo confirma que o investimento na renovação passa pela divulgação da atividade. Fernando Caçoilo espera incentivar o surgimento de gente jovem nesta atividade tradicional (com áudio)