Ílhavo revela importância das novas tecnologias na aquacultura.

2017-05-24 21:45

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Ílhavo acolhe Dia Aberto do Projeto do Aquatropolis esta quinta-feira.

Iniciativa que faz parte do Dia Europeu do Mar numa programação preparada pela Universidade de Aveiro e que se irá prolongar até 6 de Junho.

O projeto Aquatropolis foi um dos dez projetos escolhidos pelo Compete 2020 para representar Portugal na campanha que tem por objetivo promover empresas e iniciativas que se destacam pelas boas práticas na utilização de sistemas de incentivo europeus.

Assume o compromisso de informar e sensibilizar a sociedade para a importância da transformação digital do setor aquícola. O encontro de quinta aposta na sensibilização para a Quarta Revolução Industrial e reflete o papel do setor aquícola e das biotecnologias azuis enquanto indústrias para a promoção da descarbonização do Planeta.

Durante a manhã, entre as 10h00 e as 12h00, nas instalações da AlgaPlus, em Ílhavo, será promovida uma iniciativa de sensibilização junto das escolas do ensino secundário, relativamente a sistemas multitróficos integrados e transformação digital do setor aquícola.

Da parte da tarde, entre as 14h00 e as 17h00, no Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar, localizado junto ao Museu Marítimo de Ílhavo, será organizada uma sessão de esclarecimento composta por dois painéis temáticos.

O primeiro subordinado ao tema da aquacultura e biotecnologia azul em contexto de economia circular e o segundo painel inteiramente dedicado à apresentação dos resultados do projeto Aquatropolis.

O projeto é promovido em consórcio. A equipa é formada pela Compta, ALGAplus, Domatica, Politécnico de Leiria, através das Escolas Superiores de Turismo e Tecnologia do Mar e de Tecnologia e Gestão, Instituto Politécnico de Tomar e o Tagus Valley.

O consórcio foi apoiado pelo COMPETE 2020 âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na vertente de Co-promoção, com um Investimento elegível de 1.668 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 1.233 mil euros.

foto: Público