Ílhavo recebe apresentação de exercício europeu de protecção civil.

2019-04-23 09:45

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo recebe, esta terça, a apresentação do Exercício Europeu “CASCADE’19”.

Trata-se de um exercício europeu de protecção civil que ser realizará de 28 de Maio a 1 de Junho e é considerado o maior de sempre em território nacional.

Organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com a colaboração da Direção-Geral da Autoridade Marítima e cofinanciado pela União Europeia, irá mobilizar mais de 600 operacionais, de entre os quais equipas de 5 países europeus: Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha e França.

O exercício decorre nos distritos de Aveiro, Évora, Lisboa e Setúbal, em cerca de 20 localidades e abrangendo mais de 60 cenários distintos. Condições meteorológicas adversas, como precipitação muito intensa no distrito de Aveiro, e um evento sísmico que afeta os distritos de Évora, Lisboa e Setúbal, desencadeiam uma série de ocorrências em cascata, como cheias, poluição marítima, ruturas de barragens, acidentes químicos, colapso de estruturas, acidentes ferroviários e rodoviários, e incêndios urbanos, cujas consequências são danos materiais avultados e um número significativo de vítimas mortais.

O CASCADE’19 visa treinar a resposta internacional na sequência do acionamento do Mecanismo de Proteção Civil da União e, simultaneamente, a resposta interna a emergências de elevada complexidade.

Será objeto de avaliação por parte de um conjunto de Observadores e Avaliadores, nacionais e estrangeiros, de forma a prosseguir o seu objetivo último, o de identificar quer boas práticas quer falhas e constrangimentos, e melhorar aos diversos níveis os processos de gestão das emergências.

O Auditório do Museu Marítimo de Ílhavo recebe, esta quarta, às 14h30, a Conferência Final de Planeamento, com a participação de dezenas de entidades nacionais e das equipas estrangeiras, seguida de visita a alguns dos cenários do distrito de Aveiro.

O CASCADE’19 tem um website dedicado (www.cascade2019.pt), que disponibiliza informação sobre o planeamento de uma operação com estas dimensões.

O detalhe sobre os cenários está, no entanto, reservado até ao início do exercício, de forma a produzir uma reação o mais próxima possível da realidade por parte de todos os participantes.