Ílhavo: Proprietário de edifício icónico diz que tempo de drogaria chegou ao fim.

2023-04-22 08:30

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O proprietário da Drogaria Vizinhos diz que se prepara para fechar a porta e manifesta interesse na venda de uma edifício que muitos consideram emblemático e que deveria passar para um domínio cultural em linha com utilizações feitas no decorrer do festival rádio Faneca.

Este espaço mereceu ontem a visita guiada pela ADERAV que escolheu a drogaria “Vizinhos” para uma visita comentada na comemoração do Dia Internacional de Monumentos e Sítios.

Da conversa com o proprietário ficou a certeza de que o tempo da drogria passou e é hora de pensar num outro futuro para o espaço (com áudio)

No momento em que surgem apelos à salvaguarda do património da antiga casa senhorial, no centro de Ílhavo, a visita desta sexta foi uma oportunidade para mostrar esses valores.

O Edifício onde está instalada a atual Drogaria Vizinhos, em Ílhavo, já foi Casa Senhorial no séc. XVIII, Teatro depois de 1876, Sede do Clube dos Novos de 1905 a 1926, e posteriormente, até aos dias de hoje, casa comercial de Drogaria.

Nas mãos do atual proprietário o edifício está há 30 anos.

Tempo para decidir uma mudança com a defesa do interesse público em plano de evidência (com áudio)

Na comitiva que fez a visita guiada pela ADERAV esteve Senos da Fonseca.

O homem que tem dedicado os últimos anos da sua vida a estudar a história de Ílhavo faz defesa pública do interesse do espaço.

Defende que se trata de património icónico (com áudio)