Ílhavo: Personalidades da região discutem o futuro da relação entre a UA e a Sociedade.

2023-01-05 17:29

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo vai acolher o debate sobre o futuro da relação entre a Universidade de Aveiro e a Sociedade.

Será no próximo dia 8 de fevereiro na Casa da Cultura de Ílhavo, num Encontro Aberto, promovido pelo Conselho Geral da Universidade de Aveiro (UA), que convida à reflexão estratégica conjunta entre cidadãos e organizações.

O programa já é conhecido e conta com oradores que vão discutir e perspetivar o futuro da relação Sociedade-UA.

As inscrições para o evento, aberto a toda a comunidade académica e região, já se encontram abertas.

O Encontro tem em agenda dois grandes momentos de reflexão e de debate.

A manhã será dedicada à colaboração da UA com organizações externas, empresas e demais instituições do tecido empresarial.

Depois, à tarde, análise dos contributos da UA para com diferentes entidades e personalidades do setor cultural e do universo desportivo.

O primeiro momento conta com a presença do Reitor, Paulo Jorge Ferreira, do Presidente do Conselho Geral, António Oliveira, do Presidente da Associação Académica, Wilson Carmo, e do Diretor do PCI– Creative Science Park, Pedro Almeida, ao qual se segue um debate com representantes de várias empresas regionais.

O momento da tarde conta também com os olhares de importantes figuras do panorama cultural e desportivo da região.

A participação no Encontro é gratuita e requer inscrição obrigatória.

No dia do evento haverá transporte disponível desde a Universidade de Aveiro (campi de Aveiro, Águeda e Oliveira de Azeméis) até à Casa da Cultura de Ílhavo.

A sessão de abertura está marcada para as 9h30.

No painel das 11h sobre a “pertinência local e global da Universidade de Aveiro” será dada uma “perspetiva externa” com João Paulo Oliveira (Administrador Executivo da The Navigator Company), Paula Roque (Managing Partner da Revigrés), Eduardo Anselmo Castro (Vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro), Rita Maçorano (Cofundadora da Nevaro) e um representante da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

A síntese da manhã ficará a cargo de Maria Helena Nazaré (antiga reitora da UA).

A partir das 14h35 discute-se a “perspetiva interna e de interface com o exterior”.

Intervenções de Alexandra Queirós (Vice-reitora para as Políticas para a Cultura e a Vida nos Campi) e Bruno dos Reis (Diretor Artístico do GrETUA” para dar “Uma perspetiva de produção interna e de relação com a região: o GrETUA”.

No painel das 16h participações de Carlos Martins (responsável pela candidatura de Aveiro a “Capital Europeia da Cultura”); Rui Dinis (Vice-presidente do Sport Clube Beira-Mar), Edson Santos (Vereador do Desporto e da Cultura na Câmara Municipal de Águeda), Ana Génio (Responsável pelo Projeto Educativo do Teatro Aveirense) e Ivo Prata (Professor do Ensino Secundário).

As considerações finais, a cargo de Isabel Martins (Antiga Vice-reitora da UA) estão previstas para as 17h30.