Ílhavo: "Panos" lança livro com textos levados à cena por jovens atores.

2023-05-27 07:43

Categoria: 

Concelho: 

O Festival Panos em jornada cultural no Município de Ílhavo.

Segundo dia com jovens valores do teatro e conversas sobre cultura.

Este sábado, às 19h, na Casa da Cultura, apresentação de “Duas pessoas & uma ilha sozinha”, de Ondjaki, pelo grupo Oficina de Teatro juvenil da Escola Secundária Artur Gonçalves (Torres Novas) e, às 21h30, na Fábrica das Ideias (na foto), “Irene” pelo grupo Escola Secundária Dr. Ginestal Machado (Santarém).

No âmbito do Festival será, ainda, lançado, este sábado, às 16h, na Casa da Cultura, o livro PANOS 2023, que compila os três textos originais da edição deste ano do projeto, numa apresentação que contará com a participação de Gonçalo Frota, Sandro William Junqueira e dos autores dos textos.

Logo de seguida, será possível assistir ao debate Práticas artísticas com jovens “Atrás do PANOS”, moderado por Bruno dos Reis, e com a participação de Sara Vizinho (Grupo Quinto Palco), Rafael Barreto (CAF Lumiar) e Vanessa Madaíl (23Milhas).

O dia fecha com a Festa Panos e o Showcase Prétu, DJ KØLD no Cais Criativo da Costa Nova às 23h.

No domingo, a encerrar, apresentação da peça “O Ensaio” pelo grupo Clube de Teatro GilTeatro (Alcochete) às 19h na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e “Duas pessoas & uma ilha sozinha” pelo grupo Laboratório P (Póvoa de Santa Iria) na Casa da Cultura de Ílhavo às 21h30.

O PANOS – palcos novos palavras novas - é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria, do BPI e da Fundação “la Caixa”, com coordenação de Sandro William Junqueira.

O projeto encomenda anualmente peças originais a escritores de renome, para serem representadas por adolescentes, com idades entre os 12 e os 19 anos, promovendo e valorizando o teatro juvenil em Portugal e as novas dramaturgias.

Todos os anos, o projeto culmina no Festival PANOS, uma “celebração coletiva e intensa” da experiência teatral ao longo de três dias, nos quais são apresentados ao público seis dos espetáculos criados por grupos de teatro escolar e juvenil ao longo do ano.