Ílhavo: Mural evoca memória de Cimo de Vila e homenageia Nossa Senhora do Pranto.

2021-09-06 10:51

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Júlio Pires assume como marcante a obra que realizou em Cimo de Vila com um mural que perpetua a tradição das festas em Honra de Nossa Senhora do Pranto.

Trata-se de um painel constituído por 1200 azulejos como evocação de uma tradição festiva associada à prática religiosa naquele lugar do centro da cidade de Ílhavo.

O arco, a procissão, os tapetes de flores e o ambiente de festa na cidade ficam imortalizados nos paineis da autoria do artista ilhavense Julio Pires que, já recentemente, teve o nome associado a uma obra no Centro de Religiosidade Marítima.

Não esconde que é mais um trabalho especial.

Difícil pela recolha de informação, pelos tempos dessa realização mas com a satisfação de ajudar a construir essa memória pelo campo das artes (com áudio)

António Marques, mais conhecido por “Madeira”, deu a ideia, a Junta de São Salvador levou o projeto ao conhecimento da Câmara e do esforço conjunto nasceu o painel.

O cidadão viu o gesto reconhecido e não escondeu a emoção.

"Esta peça artesanal composta por cerca de 3700 peças que é erguida nas festas tem valor patrimonial e cultural que merece este reconhecimento. O arco alegórico deve ser considerado património imaterial ilhavense".

João Campolargo, Presidente da Junta de Freguesia de São Salvador, destaca esse trabalho conjunto em nome da população (com áudio)

Obra foi executada pela Junta de Freguesia de São Salvador com o apoio da Câmara Municipal de Ílhavo.

Fernando Caçoilo confessou satisfação pela iniciativa que nasce de uma proposta da comunidade (com áudio).