Ílhavo: Município galardoado com Bandeira Verde ECOXXI.

2022-10-28 17:14

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Ílhavo foi galardoado, pela primeira vez, com a Bandeira Verde ECOXXI, um símbolo que reconhece o trabalho do Município no desenvolvimento sustentável.

É um dos 54 municípios mais sustentáveis do país, pelas boas práticas realizadas na comunidade com vista a um futuro sustentável.

A cerimónia de entrega do galardão decorreu, ontem, no Fórum Cultural de Ermesinde.

A distinção foi atribuída com base na avaliação de ações, atividades e políticas de sustentabilidade implementadas em 2021 por uma Comissão Nacional, constituída por peritos de 34 instituições.

De salientar que esta Comissão Nacional integrou três indicadores do Município de Ílhavo no TOP+, designadamente o “Apoio às Eco-Escolas”, a “Transparência, Digitalização e Conectividade” e a “Qualidade do Ar e Informação ao Público”.

Nesta ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, afirmou que a “distinção demonstra o progresso das políticas municipais de sustentabilidade e traduz o cumprimento de um dos objetivos traçados pelo Executivo em termos de política ambiental.”

Esta é uma iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade a nível municipal, através da avaliação de 22 indicadores nas áreas ambiental, social e económica. A distinção é atribuída aos municípios que obtenham um índice ECOXXI igual ou superior a 50%.