Ílhavo: Motofil aposta no mercado polaco.

2019-02-18 09:42

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Uma delegação polaca visitou as instalações da Motofil em Ílhavo.

Jacek Junosza Kisiekewski, embaixador da Polónia em portugal, Mateusz Paw, representante da Roboty Przemyslowe, e o Chefe de Escritório da Agência Polaca de Investimentos e Comércio em Lisboa, Dariusz Duda, lideraram uma comitiva que passou por Ílhavo.

Esta visita vem no seguimento da forte aposta que a Motofil tem vindo a fazer no mercado polaco no último ano, juntamente com o seu parceiro, Roboty Przemyslowe.

No final de 2017, a Motofil assumiu que o ano de 2018 seria de mudança a nível da estratégia comercial. O foco estaria no aumento do número de parceiros um pouco por todo o mundo, alargando assim a rede de distribuidores da marca.

Com este objetivo traçado, a Motofil entrou em negociações com a empresa polaca Roboty Przemysłowe Ltd., para que esta se tornasse representante exclusiva do grupo no mercado polaco.

Em pouco mais de 6 meses, as duas empresas já tinham desenvolvido 5 células em conjunto (toda produção do equipamento é efetuada na Motofil, sendo que a instalação do equipamento no cliente é efetuada em conjunto e o posterior suporte local e assistência técnica é assegurado pela Roboty), e no final do ano a Polónia era o quinto país com mais vendas da empresa.

João Carlos Novo, CEO da Motofil, defende que “a visita do Embaixador à Motofil credibiliza aquilo que tem sido a nossa estratégia para o mercado polaco. Este mercado tem demonstrado um potencial bastante interessante e, juntamente como o nosso parceiro, temos conseguido abrir muitas portas em pouco tempo.”

João Carlos Novo aproveitou a oportunidade para deixar um apelo ao Embaixador da República da Polónia para que houvesse uma maior agilização de toda a burocracia que muita vezes cria entraves no desenvolvimento de grandes e inovadores projetos.

Também Mateusz Paw, representante da Roboty Przemyslowe referiu que “esta é uma ocasião especial que nos permite mostrar aquilo que fizemos e o que pretendemos fazer no decorrer deste ano. Como o embaixador referiu, Portugal e Polónia não estão muito próximos geograficamente e estas parcerias premitem que produtos de qualidade, como os da Motofil, entrem no nosso mercado. Este é um primeiro marco da nossa curta parceria mas certamente não será o último.”

Por sua vez, o Embaixador da Polónia, Jacek Junosza Kisielewski, agradeceu o convite e a forma como foi recebido pelos representantes da Motofil e da Roboty e expressou o seu agrado com a aposta no mercado polaco, “é muito interessante visitar uma empresa muito ambiciosa como esta com vontade de trabalhar o mercado polaco. Nós precisamos de cooperação entre os dois países e o melhor modelo de cooperação é o contacto direto entre as empresas portuguesas e polacas. Juntos, podemos fazer muito pelos dois países.”

A visita contou com a passagem pelo setor dedicado à robótica industrial, corte térmico e maquinação de peças e terminou com uma breve reunião, onde os intervenientes puderam discutir aquilo que é a estratégia da Motofil e do parceiro para o mercado polaco nos próximos anos.

A empresa está presente no mercado desde 1981, e tem como objetivo identificar e solucionar as necessidades dos diversos setores industriais.

Ao longo dos anos, a Motofil tem vindo a desenvolver equipamentos de soldadura, robótica, manipulação, automação e corte térmico.