Ílhavo: "Mapa da rede ciclável" apresentado no arranque da semana da mobilidade.

2022-09-16 07:51

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo retoma a celebração da Semana Europeia da Mobilidade e o primeiro dia fica marcado pelo lançamento, no website e redes sociais, do “Mapa da Rede Ciclável”, de forma a incentivar o uso da bicicleta nas deslocações quotidianas.

Nas plataformas online da CMI inicia-se, neste dia, o “Inquérito sobre Padrões de Mobilidade do Município de Ílhavo”, que visa obter dados sobre o modo de transporte, duração das viagens, distâncias, número de bicicletas por agregado familiar, frequência de uso, entre outras informações sobre os hábitos dos ilhavenses.

Durante esta semana, a EMER (Escola Municipal de Educação Rodoviária) vai ao encontro da comunidade, levando os carrinhos de educação rodoviária até fora das portas da escola.

No dia 17 de setembro, das 9h30 às 12h30, estará na Praia da Barra, no Largo do Farol; no dia seguinte, ruma à Costa Nova, instalando-se, no mesmo horário, na Calçada Arrais Ançã.

A EMER deverá, ainda, realizar outras deslocalizações a escolas e ao centro de Ílhavo, em data a divulgar.

Daqui em diante, passa a ser mais cómodo e seguro ir de bicicleta ao Museu Marítimo de Ílhavo e ao Centro de Religiosidade Marítima, uma vez que estes espaços passam a disponibilizar estacionamento para estes veículos.

Além disso, de 16 a 22 de setembro, quem se deslocar aos museus municipais de bicicleta beneficiará de um desconto de 50 por cento na bilheteira.

A EMER vai dinamizar um programa de aprendizagem de utilização da bicicleta, que decorrerá ao longo de todo o ano, dirigido tanto a crianças como a adultos. Para apoiar quem circula de bicicleta, a CMI passa a disponibilizar no site uma lista de oficinas de reparação de bicicletas existentes no município.

A Semana Europeia da Mobilidade é momento para o lançamento do concurso “O meu capacete é melhor que o teu”, dirigido a alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico do Município, com o intuito de incentivar a utilização deste acessório de proteção.

Águeda começa esta semana temática com a abertura da exposição “Bicicletas com Histórias – Profissões de Antigamente”, que revisita a forma como a bicicleta era usada antigamente e que estará patente no Centro de Artes de Águeda até ao dia 25 de setembro.

A par desta exposição, será apresentado o documentário “Usos e costumes da bicicleta antiga de outrora”.

Ainda neste primeiro dia, a CERCIAG, com apoio da Câmara Municipal de Águeda, dinamiza no Largo 1º de Maio, diversas atividades culturais e desportivas.

“Melhores Ligações: Combina e Move-te!” é o tema da Semana Europeia da Mobilidade, no âmbito da qual, em Águeda, estão programadas dias repletos de atividades dirigidas a toda a comunidade e escolas do concelho, como é exemplo a iniciativa “Bicicleta: a tua energia” (no Laboratório Vivo para a Descarbonização), “Bike&Troti Bus”, o regresso da ação “Escolas com Pedal” (que este ano se estende a toda a semana) e atividades do Centro Municipal de Marcha e Corrida.

Na manhã do dia 21 de setembro, no âmbito do projeto CISMOB (Cooperative information platform for low carbon and sustainable mobility) terá lugar no Café Concerto do Centro de Artes de Águeda, o Workshop “Mobilidade Sustentável – o Futuro dos Territórios” que pretende colocar em discussão soluções para a mobilidade sustentável e envolvimento dos cidadãos em soluções e projetos criativos.

Em Oliveira do Bairro arranca a semana Mix&Move que inclui jogos Municípios sem Fronteiras, Cicloturismo, Dia Europeu sem Carros, VI Caminhada Solidária Noturna, Jogos da Juventude e ainda com o regresso da Festa da Juventude.

Esta sexta-feira, dia 16 de setembro, pelas 22h00, sobe ao palco da Festa da Juventude o rapper Sippinpurpp, que lançou recentemente os singles "Não há impossíveis" e "NR5", que contam já com milhares de visualizações na plataforma YouTube.

O palco está também reservado para a atuação de Valas, um dos grandes sucessos recentes do hip-hop nacional.

Segue-se, ainda na mesma noite, um espetáculo do Dj e produtor português Diego Miranda, com a participação espacial de MC Katorz.

A animação continua com o músico CØDE e com o Dj João Dias.