Ílhavo: Maiores nas Artes ensina artes de tricot, macramé e costura criativa.

2021-06-16 10:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Projeto Maiores nas Artes, promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, através do pelouro da Maior Idade, pretende desafiar todas as pessoas que tenham gosto pela “arte das linhas” (tricot, macramé, costura criativa) a aderirem a um conjunto de atividades de curta e longa duração.

Os projetos de curta duração serão concretizados durante a próxima semana.

Já hoje, quarta-feira, dia 16 de junho, pelas 14h30, será desenvolvido um protótipo de roupas para animais, a partir de lãs.

O encontro será concretizado no Pátio da sénior Maria Cascais, na Gafanha da Nazaré.

No dia 17 junho, pelas 10h30, no recém criado Planteia, junto à Casa da Cultura de Ílhavo, será dinamizado o Concurso "Soletrar Palavras" relacionado com a arte das linhas e Plantas.

Durante o período da tarde, convidam-se os seniores a levarem uma planta e um vaso, contando aos restantes a história da planta, sendo possível a troca de espécies.

Após esta dinâmica será concretizada uma oficina de suportes para vasos em trapilho.

No dia 18 Junho, pelas 12h30, convidam-se as pessoas a levarem o seu almoço e a almoçarem no espaço do Planteia, seguindo-se uma oficina intitulada por Planteia D´Oliva que consiste na concretização de uns suportes de macramé, com uma dinâmica relacionada com os anseios e desejos das pessoas mais velhas.

No próximo dia 24 junho, todos os inscritos no projeto Maiores nas Artes, irão deslocar-se à Figueira da Foz, para visitar a exposição “International Surrealism Now”, um projeto de Santiago Ribeiro, artista surrealista português, que junta trabalhos de 126 artistas de 53 países.

Maiores nas Artes tem tido, desde março, a participação do artista Diogo Saraiva que tem estado, com os Maiores, a desenvolver uma coleção de vestuário a partir do desperdício de tecidos, com o intuito de ser lançada uma linha de roupa.

Estes encontros têm sido concretizados, todas as terças-feiras, na Casa da Música. O resultado será apresentado no mês de setembro, na edição deste ano do Festival Cabelos Brancos.

É também neste espaço que, às quintas-feiras decorrem sessões para a aprendizagem da arte do macramé, com a orientação de Tina Marnoto e Eduarda Gaspar.

Às segundas-feiras, no Fórum Municipal da Maior Idade, continuarão a ser dinamizadas sessões de costura criativa.