Ílhavo: Laboratório do Envelhecimento recebe reconhecimento internacional.

2022-06-01 13:57

Categoria: 

Concelho: 

Quatro meses após a sua inauguração, o Laboratório do Envelhecimento do Município de Ílhavo foi galardoado com o prémio internacional Grundtving de 2022, atribuído pela Associação Europeia para a Educação de Adultos (EAEA).

Este galardão distingue a investigação, o conhecimento e a criação artística que estão a ser desenvolvidos pelo Laboratório do Envelhecimento, sediado no Beco Ferreira Gordo, em Ílhavo, desde o início do ano, elevando-o a exemplo internacional de boas práticas no ensino informal de adultos, nomeadamente de idosos, através de uma aprendizagem transformadora.

O convívio intergeracional, a familiarização com as novas tecnologias, a criação artística, as atividades de estimulação cognitiva, a formação de cuidadores, as conversas com investigadores, foram algumas das atividades reconhecidas pelo júri internacional como “importantes e transformadoras” no ensino de adultos.

O Laboratório do Envelhecimento é considerado projeto “inovador e único”, em Portugal, apoiado em parcerias com entidades do universo académico, tecnológico, da saúde e do setor social, e tem como objetivo principal aumentar o conhecimento sobre o envelhecimento.

“Ganhar o prémio Grundtving significa, antes de tudo, que o Município de Ílhavo é reconhecido internacionalmente por estar a trabalhar, muito e bem, num desafio societal complexo e exigente que é o envelhecimento. Sabemos que o envelhecimento populacional é uma das maiores transformações sociais deste século, sendo por isso um desafio não só demográfico, mas, sobretudo, de coesão territorial”, declara João Campolargo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo.

“Desde janeiro até abril último, mês em que formalizámos a nossa candidatura à edição deste ano do prémio Grundtving, o Laboratório do Envelhecimento promoveu mais de 30 ações de aprendizagem ao longo da vida, que estão a transformar a vida dos nossos seniores. Diariamente cerca de 100 pessoas, entre seniores, investigadores, técnicos, artistas e estudantes habitam o nosso laboratório”.

“A aprendizagem transformadora e a educação são prioridades da governação do Município de Ílhavo, pois acreditamos que é, através aprendizagem contínua e significativa e da educação, que conseguimos uma maior inclusão social e uma maior justiça social”, conclui.

Desde 2003, a EAEA premeia anualmente projetos de educação de adultos da Europa e de outros países que demonstrem inovação e excelência na aprendizagem e educação de adultos através do “Grundtving Award.

A edição deste ano, sob o tema “Aprendizagem e Valores Transformadores”, distinguiu o Município de Ílhavo (categoria nacional) e o CEIPES - Centro Internazionale per la Promozione dell'Educazione e lo Sviluppo, de Palermo, Itália (categoria transnacional).

A cerimónia de entrega do prémio Grundtving 2022 decorreu, esta segunda-feira, dia 30, em Mechelen, tendo o Município de Ílhavo estado presente através da vereadora Mariana Ramos.

O Prémio recebeu o nome de Nikolai Frederik Severin Grundtvig (1783–1872), um educador dinamarquês com influência no desenvolvimento da educação não-formal de adultos na Europa e no mundo, que enfatizou o valor intrínseco da aprendizagem, como base para se “viver uma vida significativa e agradável”.