Ílhavo: Junta de São Salvador "renova" Bandeira Verde.

2021-07-06 08:56

Categoria: 

Concelho: 

A Junta de Freguesia de São Salvador foi distinguida com o galardão “Eco Freguesia 2021”, renovando assim a Bandeira Verde, que premeia a adoção de boas práticas que contribuem para um território mais sustentável e amigo do ambiente.

A "permanente limpeza urbana" da freguesia de São Salvador, o carro elétrico da Junta que permite, entre outras coisas, a lavagem de alta pressão e a aspiração de lixos, o projeto ‘Agir sobre a Beata Contada’, que recolhe, conta e recicla as pontas de cigarro presentes nos cinzeiros, calçadas, jardins e sumidouros, a adesão ao “Green Grease”, um programa pioneiro a nível mundial, que garante a transformação de óleos alimentares usados em detergentes ecológicos profissionais, a criação do 'Armazém Faz Tudo', que coloca seniores e estudantes a reabilitar e a reconstruir equipamentos obsoletos em novos produtos, e a ‘Porta da Bagageira’, um mercado de artigos em segundo mão, são algumas das iniciativas desenvolvidas pela freguesia de Ílhavo, liderada por João Campolargo, no âmbito da gestão ambiental e da economia circular.

“A preservação do ambiente sempre foi uma prioridade na nossa gestão. Renovar a conquista do galardão de Eco-freguesia é o reconhecimento de um trabalho, que tem envolvido a comunidade, e começou com o lema Freguesia limpa, com a ajuda de todos”, refere João Campolargo.

Para além da Bandeira Verde, a Junta de Freguesia recebeu o Prémio Eco Mood, um programa pedagógico de educação ambiental e pedagógica, que será aplicado no Agrupamento de Escolas de Ílhavo.

O concurso Eco-Freguesias XXI é uma iniciativa promovida anualmente pela Associação Bandeira Azul da Europa e visa premiar boas práticas ao nível local.