Ílhavo: Junta de São Salvador investe em melhorias no parque da Vista Alegre.

2020-05-10 08:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Junta de Freguesia de São Salvador continua a investir na conservação do Parque de Merendas da Vista Alegre.

Para além de acolher a Feira dos 13, é hoje um espaço único de lazer e de desporto.

No âmbito do programa de manutenção e valorização desta área, procedeu-se ao plantio de novas árvores e à reparação de todas as caldeiras de árvores.

Na zona de restauração, cada vez mais procurada pela comunidade, foi realizado um investimento ao nível do revestimento do solo em pavês (cerca de 230 metros quadrados), da construção de vedações em madeiras e do revestimento a azulejo da zona de fornecimento de água.

A Feira dos 13, onde se vende um pouco de tudo ao dia 13 de cada mês, encontra-se atualmente suspensa, por questões de saúde pública, mas já é certo que quando regresse, exista uma guarita para cobranças e serviços de apoio aos feirantes.

Para além de acolher este mercado típico, o Parque de Merendas da Vista Alegre assume também um papel importante ao nível do estudo ambiental.

A Junta de Freguesia de São Salvador está a trabalhar com o Círculo Estudante de Ação e Comunicação Ambiental, um grupo informal de estudantes universitários que pretende comunicar e sensibilizar para a preocupação ambiental em vários quadrantes.

O CEACA, em conjunto com o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, foi responsável pela elaboração dos painéis informativos sobre boas práticas e biodiversidade presentes no Parque de Merendas da Vista Alegre.

Dinamizou também atividades de educação ambiental, desde ações de controlo de espécies invasoras a atividades de identificação de espécies vegetais e construção de bombas de sementes.