Ílhavo: Junta de São Salvador apresenta "Armazém do Faz Tudo”.

2019-10-04 10:45

Categoria: 

Concelho: 

A Junta de Freguesia de São Salvador apresenta, este sábado, dia 5 de Outubro, o projecto “JUNTAr+: Economia Circular em Freguesias”.

O projecto que foi apresentado ao Fundo Ambiental terá as portas abertas à comunidade para a sua apresentação nas instalações do Mercado Municipal de ílhavo, pelas 12horas.

O programa “JUNTAr+: Economia Circular em Freguesias” será desenvolvido no armazém anexo ao Mercado Municipal de Ílhavo de forma a renovar o espaço, tornando-o acolhedor e disponível a uma camada multigeracional.

Assenta na reutilização e na criação de novos produtos e ferramentas e vai albergar o intitulado “Armazém do Faz Tudo, tudo o que possas imaginar, mas sempre a reciclar”, sendo o lema primordial «Recuperar para Circular.»

No “Armazém do Faz Tudo”, os materiais e ferramentas obsoletas do quotidiano (roupas, móveis, calçados, batedeiras, berbequins, …) serão armazenados e recuperados numa mega oficina de modo a que passem a ter uma nova vida pelas mãos da comunidade com recursos a vários materiais como madeiras, metais, tecidos e outros.

Neste espaço gerido pela Junta de Freguesia de São Salvador, no Município de Ílhavo, haverá ainda lugar para workshops de diferentes vertentes, desde mecânica, costura, artes e grupos de tertúlia direcionados para associações de seniores e jovens, associações recreativas, turismo e para toda a comunidade em geral que pretenda renovar saberes e empreender na arte da renovação e da reciclagem.

Este espaço de renovação e criação, que estará de portas abertas a todas as idades e que se destina a todos que o queiram frequentar, contará com o apoio de formadores, consultores, com o apoio da Universidade de Aveiro e do Agrupamento de Escolas de Ílhavo, assim como de IPSS, centros de formação de outras entidades que irão ajudar a desenvolver a vocação de cada cidadão.

Para João Campolargo, Presidente da Junta de Freguesia de São Salvador, a criação deste projeto cumpre o objetivo de “conversão das atuais instalações dos armazéns do complexo do Mercado Municipal, propriedade da Câmara Municipal de Ílhavo e sob gestão da Junta de Freguesia, num espaço de estímulo à economia circular”.

“Pretendemos levar este tema da transformação a todos - cidadãos, empresas, universidades, centros de investigação, organizações -, para que sejamos uma freguesia cada vez mais amiga do ambiente e das pessoas, promovendo o desenvolvimento económico, a melhoria das condições de vida e de emprego”.

O “Armazém do Faz Tudo”, em que “o que entra velho sai novo ou recondicionado”, tem data prevista de abertura de portas entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020.