Ílhavo: Investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço guiam viagem ao espaço.

2020-03-04 07:36

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço vão levar o público de Ílhavo e da Região de Aveiro numa viagem do Sistema Solar aos confins do Universo.

“Percorrer o Universo em Ílhavo” chega a 14 de março, ao Museu Marítimo, com oito investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço a levar o público numa viagem do Sistema Solar às estrelas e às galáxias.

Ignite IAstro – Ílhavo é uma sessão gratuita de comunicação da Astronomia e terá lugar no Auditório do Museu Marítimo de Ílhavo, com início às 21h30.

Na Digressão Ignite IAstro, os investigadores do IA dão a conhecer, de forma descontraída e acessível, temas atuais da investigação em ciências do espaço.

Em menos de uma hora, vão falar sobre as tempestades de Júpiter, os planetas que orbitam outras estrelas, a poeira das galáxias, ou o “lado escuro” do Universo.

Para o coordenador do IA, José Afonso (IA e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) é uma forma de difundir o gosto pela ciência.

“O gosto pela Ciência está em todos, mas infelizmente a Ciência não chega a todos os locais com a mesma facilidade. No IA assumimos o dever, e o prazer, em comunicar a ciência que fazemos, e com a Digressão Ignite IAstro pretendemos levar um pouco da Astrofísica e das Ciências do Espaço nacionais a todos os portugueses - muito em particular, aos que estão mais longe das grandes cidades.”

No formato compacto dos eventos Ignite IAstro, e seguindo o conceito ʻigniteʼ, oito a dez investigadores apresentam a sua investigação em apenas cinco minutos cada, fazendo uma intervenção rápida e estimulante ao ritmo de uma sequência automática de 20 imagens.

João Retrê (IA e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), cocoordenador do Grupo de Comunicação de Ciência do IA, considera o formato eficaz.

“O formato ʻigniteʼ cativa a atenção de todos pela diversidade e rapidez das apresentações, criando momentos de espetáculo e entretenimento. A expetativa de ver os investigadores serem ultrapassados pelos slides cria dinâmica e diversão, que são características desta forma descontraída de apresentar e aprender ciência.”

Esta sessão Ignite IAstro tem o apoio do Município de Ílhavo e é a 20ª de uma digressão por Portugal.

A Digressão Ignite IAstro começou em janeiro de 2016 e passou por localidades de norte a sul do país, incluindo a Região Autónoma dos Açores. Pode ser seguida através da newsletter IAstro e também no Facebook e Twitter.