Ílhavo: Gastronomia de Bordo nas ementas dos restaurantes.

2019-10-30 07:21

Categoria: 

Concelho: 

O Festival Gastronomia de Bordo está de regresso a Ílhavo para mostrar o melhor da gastronomia inspirada no setor da pesca.

Restaurantes do Município vão apresentar ementas temáticas entre 8 e 17 de Novembro.

Depois de Peniche chega a vez de Ílhavo receber o evento que junta ainda o município da Murtosa.

Com uma programação alargada a dez dias e a participação confirmada, até ao momento, de 19 restaurantes, esta segunda edição do festival promete levar à mesa verdadeiras iguarias inspiradas em pratos emblemáticos de bacalhau e seus derivados como a famosa Chora, caldeirada de espinhas de bacalhau ou línguas fritas.

A feijoada de chispe, feijão assado, o “pão da pana” e o “queque dos domingos”, entre outros, também faziam parte do “cardápio”como comida retemperante para climas hostis.

Esta iniciativa insere-se numa trilogia de festivais com o mesmo nome e que ocorrem também em Peniche (18 a 20 de outubro, centrado na pesca costeira) e na Murtosa (27 de novembro a 1 de dezembro, centrado na pesca lagunar), municípios do Centro de Portugal, inseridos no projeto “Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades”.

Este programa cultural assente na valorização do património procura fomentar iniciativas que incrementem o turismo e contribuam para o aumento da competitividade regional do Centro de Portugal, sendo co-financiado pelo CENTRO2020, PORTUGAL2020 e pela União Europeia, através do FEDER (www.territorioscomhistoria.pt).

A lista de aderentes já foi divulgada mas poderá ainda alargar-se a mais restaurantes.

A Praia do Tubarão

Bela Ria

Bronze - Seafood & Lounge

Canastra do Fidalgo

Cantina Bar da Lota

Duna do Meio

Estrela do Mar

Iguarias – Food and Drinks

Manuel o Leão

Maradentro

Marina by Luís Lavrador

Marisqueira Barra

Marisqueira da Costa Nova

Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel

O Gafanhoto

O Navegante

Salsus

Traineira

Clube de Vela