Ílhavo: Festival dos Cabelos Brancos agita comunidade senior.

2019-09-18 08:29

Categoria: 

Concelho: 

A programação do Festival Cabelos Brancos arranca na sexta e na agenda estão cerca de 40 iniciativas dirigidas, essencialmente, à comunidade sénior.

Durante 15 dias, entre 20 de setembro e 5 de outubro, o centro de Ílhavo (Jardim Henriqueta Maia) e a Gafanha da Nazaré serão palco de vários concertos, oficinas, projetos comunitários, atividades desportivas, mostra de artesanato, instalações e percursos artísticos.

O evento pretende ganhar dimensão e afirmação como uma grande festa dos Maior Idade, contando, por exemplo, com a participação, este ano, de seniores de outros municípios da Região de Aveiro (Águeda, Aveiro e Vagos) e de Coimbra, Lisboa e Porto.

Subordinada à temática do papel da mulher no envelhecimento, a edição de 2019 apresenta duas novidades. 

Na sexta-feira, às 22h00, no Jardim Henriqueta Maia, o destaque vai para o concerto da Lena d’Água que retoma os palcos e a sua veia musical, aos 60 anos. 

Na parte final do festival, no dia 2 de outubro, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, será realizado o Seminário sobre “O Envelhecer no feminino”, numa organização conjunta entre a Câmara Municipal e a Associação Nacional de Gerontólogos.

Mas os dois primeiros dias, 20 e 21 de setembro, são ainda marcados pela inauguração das exposições “Retratos e Mulheres” (pintura), “Maria Ascensão” (fotografia bordada), “As Mulheres de Ílhavo” (percurso artístico itinerante pelo centro urbano), pelas Instalações “Aldeia das Mulheres de Pés Descalços” (análise estética do conceito de casa e Mulher), “Todos Nós podemos ser Maria Ascensão” (a voz e as memórias da comunidade) ou a “Máscara” e o “Baile de Quimeras” (projetos comunitários de teatro musical e dança).

No dia 21, sábado, às 15h00, no Jardim Henriqueta Maia, a iniciativa “Vai dar Água” vai colocar à prova 22 oradoras que, em 3 minutos e 22 segundos, irão falar sobre a importância do envelhecer, numa conversa, literalmente, arriscada.