Ílhavo: Festival Cabelos Brancos debate relação entre arte e saúde mental.

2023-09-23 09:26

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo na rua com o Festival Cabelos Brancos e este sábado com destaque para o debate sobre a relação entre arte e saúde mental.

O programa do segundo dia arranca, às 10h30,  com a presença do Rancho Folclórico "As Ceifeiras" da Gafanha da Encarnação e uma oficina de dança típica e, às 16h00, terá lugar o debate "Legado dos Loucos", que visa destacar o papel dos "mais loucos" e o contributo e legado podem deixar na sociedade.

Este debate conta com a participação de Ana Pinto Coelho, programadora do Festival MENTAL – Cinema, Artes e Informação - e de um psiquiatra do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, que irão explorar a relação entre a arte e a saúde mental.

Às 17h, a "Jam Session a tricotar" vai desafiar entusiastas da música e amantes do tricôt a compartilhar as suas habilidades, com o apoio da Oficina de Música Aveiro.

"Orquídea" é o espetáculo que se segue, às 19h, na Casa da Cultura de Ílhavo.

Este projeto conta com direção artística da companhia Bandevelugo e participação da comunidade.

A música africana de Bonga apresenta-se em palco às 21h30, seguindo-se mais um momento de música, desta vez dos míticos anos 80 e 90, pelo DJ Zé Gabriel, convidando pista de dança animada.

Durante o fim de semana, o Camarim Natália Andrade recebe uma exposição de fotografia bordada sobre Natália Andrade e o documentário da vida da cantora lírica e ainda, no dia 23, às 16h, a oficina de canto lírico, para não cantores, orientada pelo professor de canto Luís Freitas.

O espetáculo "Insónia", de Fernando Mendes, encerra a programação, às 21h30, na Fábrica Ideias na Gafanha da Nazaré.

“Legado” é o mote da edição deste ano com atividades em diferentes locais mas, maioritariamente, no Jardim Henriqueta Maia, na cidade de Ílhavo, onde está o palco principal e a área de exposições.