Ílhavo: Fernando Caçoilo admite pressão para retirar sistema do carvoeiro das mãos das autarquias.

2020-08-08 08:54

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Os municípios do carvoeiro querem blindar a associação a eventuais ataques do mercado e fazem aprovar alteração estatutária aumentando o poder dos municípios com compõe a estrutura acionista.

Trata-se de um sistema de captação de água alternativo, no Vouga, que foge aos padrões habituais e que tem autonomia de gestão.

A escolha de representantes dos municípios na assembleia e o processo de definição de uma eventual incorporação noutro sistema é tema de alterações estatutárias.

Fernando Caçoilo, autarca de Ílhavo, cuja câmara aprovou esta alteração, admite que há pressões para acabar com este sub sistema ou sistema alternativo de captação de água que entende como “reserva estratégica” da região (com áudio)

Marcos Ré, vice presidente da autarquia, vereador do ambiente que tutela esta pasta e presidente da assembeia intermunicipal do Carvoeiro, admite que era necessário operar algumas mudanças, por exemplo ao nível da representação dos municípios que passa a estar nas mãos das Câmaras Municipais (com áudio)