Ílhavo: Fatura do lixo a subir. Autarquia vai intensificar campanhas em defesa da recolha seletiva.

2022-01-08 08:34

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Ílhavo alerta os munícipes para a urgência da valorização dos resíduos.

Agora que foi aprovada a atualização do Tarifário do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos para o ano de 2022, a autarquia quer precaver a subida que se anuncia para 2025.

A fatura está a subir e é tempo de tentar conter a produção de indiferenciados com aposta na recolha seletiva (com áudio)

Para além do valor da tarifa suportada pelos munícipes, este ano a Câmara Municipal de Ílhavo irá pagar 1,1 milhões (38% da despesa global de gestão de resíduos fixada em 2,9 milhões de euros).

“A reutilização e reciclagem dos resíduos será fundamental para diminuir a elevada despesa suportada pela autarquia no âmbito da gestão de resíduos e, assim, aumentar a sua sustentabilidade económica. Para isso, é urgente que o munícipe diminua a produção de resíduos, assim como separe e encaminhe o lixo para os vários ecopontos ou para o Ecocentro Municipal. Sabemos já que, em 2025, a taxa aplicada às operações de eliminação dos resíduos não separados irá sofrer um grande aumento de preço, passando dos atuais 22 euros, por tonelada, para os 35 euros. Assumir a responsabilidade perante o lixo que produzimos é um dever de todos”, alerta João Campolargo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo.

Neste mandato 2021-2025, a Câmara Municipal de Ílhavo irá reforçar o incentivo à Prevenção, Redução e Reciclagem dos Resíduos através de um conjunto de ações de sensibilização junto da comunidade.

No final do ano passado, a autarquia iniciou a implementação de medidas de separação de resíduos nos edifícios municipais, assumindo o seu compromisso de incentivar os munícipes para práticas sustentáveis.

No espaço público, é objetivo aumentar o número de ecopontos em todo o município.