Ílhavo: Escola Náutica "alicia" jovens para a vida marítima.

2024-03-15 08:08

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Alunos da Escola Náutica Fazem uma viagem de treino de mar e despedem-se hoje de Aveiro a caminho de Lisboa numa viagem que procura atrair jovens para a vida marítima.

São 44 alunos e docentes da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) que passaram dois dias na região em viagem de treino de mar a bordo do navio Santa Maria Manuela.

Esta iniciativa faz parte das atividades letivas da ENIDH e tem como destino final o porto de Cascais, onde irão desembarcar, no próximo domingo, 17 de março, pela manhã.

Durante a viagem os alunos participantes desempenham, de forma prática, várias das tarefas que se realizam a bordo de um navio, entre as quais na casa da máquina, na ponte, vigia, leme, trabalhos de convés, içar velas, entre outros.

Durante a passagem da Escola Superior Náutica por Aveiro realizaram-se ainda diversas sessões de esclarecimento e divulgação das profissões marítimas junto dos mais jovens, nomeadamente aos alunos da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, em Ílhavo.

A comemorar este ano o seu centenário, a ENIDH é a única instituição de ensino superior público vocacionada para a formação de Oficiais da Marinha Mercante e quadros superiores do sector Marítimo-Portuário.

A sua oferta formativa divide-se em três grandes áreas: Pilotagem, Engenharia e Gestão.

A ENIDH tem atualmente licenciaturas em Engenharia de Máquinas Marítimas, Engenharia Eletrotécnica Marítima, Engenharia Informática e de Computadores, Gestão de Transportes e Logística, Gestão Portuária e Pilotagem, e dois mestrados – Engenharia de Máquinas Marítimas e Pilotagem.

Conta ainda com Cursos Técnicos Superiores Profissionais, nas áreas de Mecânica Naval, Mecatrónica Naval, Navegação de Recreio e Operação Marítimo-Turística, Operações de Pesca e Rebocadores Marítimos, Redes e Sistemas Informáticos e Sustentabilidade Energética e Climatização.

São cursos com uma elevada taxa de empregabilidade, tanto no mercado trabalho nacional como internacional.

Atualmente, há antigos alunos da ENIDH a trabalhar em todo o mundo, não só no mar como também em atividades em terra.

Conta atualmente com mais de 800 alunos, entre os quais 20 alunos do distrito de Aveiro.