Ílhavo: Epopeia do bacalhau com pólo museológico dedicado à religiosidade marítima.

2021-08-09 08:54

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Uma peça mais no puzzle da museologia de temática marítima.

O antigo quartel de bombeiros de Ílhavo é, agora, Centro para a Valorização e Interpretação da Religiosidade Ligada ao Mar.

Destinado a preservar o espólio de arte religiosa existente no Município de Ílhavo, ligada à vertente marítima, este novo espaço irá albergar património da Paroquia de Ílhavo e vai funcionar como sede da Confraria Gastronómica do Bacalhau.

Integra ainda uma sala polivalente e uma Loja Social.

Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de Ílhavo, destaca o enriquecimento dos núcleos museológicos com uma nova peça que poderá atrair os visitantes para um circuito mais completo em torno da temática marítima.

Um dia depois de celebrar o aniversário do Museu Marítimo e o centenário de Cândido Teles, o autarca disse estar a viver um fim de semana feliz (com áudio)

Investimento de 1.4 milhões de euros, com Financiamento Centro2020 (Portugal2020) em 85%, inserido no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Município de Ílhavo (PEDU), no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana de Ílhavo (PARU).

Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, destacou a valorização de património edificado e do património religioso.

Elogiou essa aposta e o esforço da União Europeia que se traduz em coesão e memória (com áudio)

A obra garante o “desafogamento” da Igreja Matriz e faz o reaproveitamento parcial do antigo quartel.

Trata-se de uma intervenção de revalorização da presença urbana da Igreja Matriz de Ílhavo através da libertação de espaço para a fruição pública e criação de um equipamento-âncora para animação e regeneração do centro urbano uma vez que irá integrar o circuito museológico do Município de Ílhavo.

O Bispo de Aveiro distinguiu a aposta consensualizada entre poderes públicos e religiosos (com áudio).

D. António Moiteiro realça a monumentalidade da Igreja de Ilhavo como uma das três da Diocese nesse plano.

Além da Sé, Ílhavo, Angeja e Salreu são as três edificações com marcas de monumentalidade.