Ílhavo e Cabo Frio já têm encaminhada a geminação.

2019-05-25 09:43

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo e Cabo Frio, Rio de Janeiro, Brasil, já têm encaminhada a geminação depois de uma visita de autarcas ilhavenses ao Brasil.

A Câmara de Ílhavo assume que, em articulação estreita com a Prefeitura de Cabo Frio, no Brasil, tem vindo a encetar, desde 2017, várias ações conjuntas preparatórias com vista à geminação entre os dois Municípios.

Culminando este processo, uma comitiva da Autarquia, liderada pelo Presidente, Fernando Caçoilo, acompanhado pela Vereadora do Pelouro do Turismo, Fátima Teles, e pelo Assessor do Presidente para o Desenvolvimento Económico, António Leandro, visitou aquele município brasileiro, entre os dias 18 e 22 de maio, com o objetivo de consolidar essa aposta na geminação.

Este documento, que irá ser submetido à apreciação e deliberação da Assembleia Municipal de Ílhavo, foi formalizado no passado dia 20 de maio, tendo por base as memórias comprovadas da emigração, nos finais do século XIX e inícios do século XX, de várias famílias do Município de Ílhavo, entre estas, um dos ramos da família Bolais Mónica que fortaleceu, durante décadas, a construção naval e de moinhos naquela zona.

No Brasil realizou-se uma cerimónia de homenagem a três ramos de famílias ilhavenses que emigraram para Cabo Frio. As famílias “Bolais Mónica”, “Verdade” e “Soares” viram reconhecido o papel “preponderante” que tiveram no desenvolvimento social e económico da região.

Também a vertente histórica sustenta o propósito da relação entre os dois municípios, já que foram constatadas evidências do saber e conhecimento de pessoas de Ílhavo que influenciaram a evolução da pesca e do salgado em Cabo Frio.

Além disso, a estrutura económica daquele território tem vindo a evoluir para uma vocação turística alicerçada no mar, sol e praia, à semelhança de Ílhavo.

A visita ficou ainda marcada por um encontro com empresários locais, potenciando um conjunto de oportunidades de negócios e investimentos, nomeadamente para a indústria do Bacalhau de Ílhavo, para a área da Aqualcultura e da Economia do Mar (incluindo a investigação) e para o setor turístico de Ílhavo e da Região de Aveiro.

No próximo mês de agosto, por ocasião do Festival do Bacalhau, Ílhavo irá acolher uma comitiva do Município de Cabo Frio, encabeçada pelo Prefeito Adriano Moreno, com o objetivo reforçar os laços assumidos e de recolher contributos e experiências para a realização do Festival do Bacalhau naquela cidade brasileira, anunciado, pela Prefeitura, para o mês de novembro.