Ílhavo: Dia do Porto celebra os 210 anos da abertura da barra.

2018-04-04 11:45

Categoria: 

Concelho: 

O Dia do Porto de Aveiro foi celebrado com música dos "The Black Mamba" (na foto), na Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré, como forma de celebrar os 210 anos da abertura da barra.

Os parabéns ao Porto de Aveiro e à Comunidade Portuária mantêm a tradição de promover espetáculos culturais solidários na data que celebra a abertura da Barra.

Fernando Caçoilo, autarca de Ílhavo, respondeu à chamada para uma noite que celebrou uma das estruturas consideradas marcantes na industrialização da Região.

A obra, iniciada em 1802 e terminada a 3 de Abril de 1808, garantiu a fixação da barra aveirense que sofreu variações ao longo dos séculos. Além de rasgar o canal fixou a ligação com a laguna e potenciou o desenvolvimento económico.

Os engenheiros Reinaldo Oudinot e Luís Gomes de Carvalho assumiram a obra que mobilizou centenas de trabalhadores numa época em que o trabalho manual e o apoio de animais eram as capacidades instaladas. Obra que viria a terminar com as dificuldades de sustentação da barra e com as dificuldades da economia aveirense poder potenciar a ligação marítima.

Os escuteiros marítimos da Costa Nova quiseram associar a data à comunidade local e lembram que a Costa Nova é também fruto desta obra pesada na barra. "A 3 de abril de 1808 concluia-se a arrojada obra de abertura e fixação da Barra, um marco determinante para o desenvolvimento económico da nossa região e para a génese da praia e da comunidade da Costa Nova".