Ílhavo: “Desafios do Mar Português” debate futuro dos oceanos.

2023-11-17 11:52

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O seminário “Desafios do Mar Português” promete marcar a celebração do Dia Mundial do Mar com debate sobre o futuro dos oceanos.

Programa marcado para este sábado, no Museu Marítimo de Ílhavo, referente a uma data que se assinala a 16 de novembro mas que tem celebração no fim de semana no espaço do Museu.

O 11º Seminário “Desafios do Mar Português”, a partir das 9h30, terá como mote a exposição temporária “Mar Oceano: Legado de Mário Ruivo”, patente no Museu Marítimo de Ílhavo, e assinalará o 25.º aniversário do Relatório da Comissão Mundial Independente para os Oceanos.

O primeiro painel, às 10h, será dedicado à “Cultura e Literacia Azul”, seguindo-se um painel sobre “Ciência e Tecnologia”.

Durante a tarde fala-se sobre “O Valor dos Oceanos” e sobre o “Conhecimento do Oceano” e sobre o futuro dos oceanos.

Participa neste evento Luís Menezes Pinheiro (Presidente do Comité Português para a COI/UNESCO).

Neste dia será anunciado o vencedor do “Prémio de Estudos em Cultura do Mar - Octávio Lixa Filgueiras” que distingue autores de dissertações académicas ou trabalhos de investigação realizados no âmbito da cultura marítima fluvial, nomeadamente nas áreas da História Marítima, Arquitetura Naval, Antropologia Marítima, Arqueologia Naval e Subaquática, Patrimónios Marítimos e Museologia.

O número 11 da revista ARGOS - Revista do Museu Marítimo de Ílhavo, de cariz científico-cultural e periodicidade anual, explora a temática das "Ciências do Mar e Governança dos Oceanos" sob várias perspetivas do conhecimento.