Ílhavo: Curso de língua gestual conta com quatro turmas formadas.

2024-03-06 11:08

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Quatro turmas, de 20 alunos por cada turma, confirmadas no Curso de Língua Gestual Portuguesa lançado pelo Agrupamento de Escolas de Ílhavo.

A procura confirma o interesse da comunidade neste tipo de formação que permite fins múltiplos mas que significa, em linhas gerais, a criação de uma sociedade mais inclusiva.

Trata-se de um curso gratuito que alarga a oferta de formações certificadas disponibilizadas pelo agrupamento, abrangendo áreas diversas como Nutrição, Higienização, Informática e Linguagens.

Conceição Canhoto, a diretora do agrupamento, confirmou, em entrevista à Terra Nova, que existia procura por parte de diferentes setores da sociedade civil.

Responder a esses apelos é aposta assumida de um curso que começou a proposta com duas turmas mas que já alargou essa oferta (com áudio)

Reconhecida enquanto referência educativa para alunos com surdez, a instituição reconheceu a relevância de alargar o ensino da Língua Gestual Portuguesa a docentes, assistentes, pais, encarregados de educação e até à comunidade envolvente.

Conceição Canhoto lembra que a procura surge não apenas de necessidades sentidas em ambiente escolar mas noutras áreas como os tribunais, a segurança social ou a mediação em casas particulares (com áudio)

Um curso que propõe formação em língua gestual portuguesa.