Ílhavo: CPCJ leva mensagem às escolas no Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e Abuso Sexual.

2020-11-18 07:56

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo assinala esta quarta-feira, dia 18, o Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e Abuso Sexual.

O Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual foi criado pelo Conselho de Ministros do Conselho da Europa, em 2015, com o objetivo de aumentar a consciência pública sobre o tema e sobre a importância de combater estes crimes, bem como facilitar a discussão aberta sobre a proteção de crianças, contribuindo para prevenir e eliminar a estigmatização das vítimas.

A exploração sexual e o abuso sexual das crianças podem ocorrer de diversas formas – internet, telefone, comunidade, casa ou escola – podendo causar danos físicos e mentais, com repercussões graves no desenvolvimento saudável de uma criança.

Este ano, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ílhavo associa-se à campanha do Conselho da Europa, desenvolvendo uma atividade lúdico-pedagógica, junto dos alunos do pré-escolar e do 1º CEB, com o objetivo de promover os direitos e proteção das crianças e jovens, envolvendo a comunidade, uma vez que a prevenção é o fator chave para uma intervenção eficaz.

O objetivo principal é trabalhar a educação para os afetos e comportamentos de segurança, permitindo-lhes refletir, em conjunto com os docentes, sobre os diferentes tipos de toque.