Ílhavo: Concurso literário jovem com recorde de participações.

2018-04-29 20:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A edição de 2018 do Concurso Literário Jovem de Ílhavo bateu o recorde de participações e de textos com 347 participantes.

A 17ª edição contou com 186 crianças do 1.º ciclo do ensino básico e 161 dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

Os premiados recebem material didático no valor de 100, 50 e 25 euros. Na classe de Texto Narrativo, no 1º Ciclo do Ensino Básico, 1º Prémio para “Rubídio Quê, quer ser o quê?”, de Lara Filipa Oliveira Duarte Sousa Ferreira, do CE Santa Maria Manuela; No 2º Ciclo do Ensino Básico, 1º Prémio para “A biblioteca do avô”, de Duarte Rodrigues Vilarinho, da EB 2,3 da Gafanha da Encarnação; No 3º Ciclo do Ensino Básico, 1º Prémio para “O poder de um livro”, de Luísa Rodrigues Vilarinho, da EB 2,3 da Gafanha da Encarnação e no Ensino Secundário 1.º Prémio para “Sede de esperança”, de Catarina Semedo Madail de Oliveira, da ES Dr. João Carlos Celestino Gomes

Quanto à categoria de Texto Poético, no 1º Ciclo do Ensino Básico, 1º Prémio para “Se eu fosse aviador ou se eu fosse astronauta”, de Isaías Martinez Vieira, do CE da Coutada; No 2º Ciclo do Ensino Básico, 1.º Prémio para “Faz de conta que sou…”, de Beatriz Louro Cirineu, da EB 2,3 da Gafanha da Encarnação.

No 3º Ciclo do Ensino Básico Menções Honrosas para  “Bombeiro, de Beatriz Maria Rodrigues Almeida, da ES da Gafanha da Nazaré, “Nada”, de Maria Inês Cubal Ferreira, da ES da Gafanha da Nazaré,  “Tornado de emoções”, de André Sequência Baltazar, da EB 2,3 da Gafanha da Encarnação e “A amizade”, de Nicole Graça Martinho, da EB 2,3 da Gafanha da Encarnação.

No Ensino Secundário Menção Honrosa para  “Ode à humanidade”, de Duarte Miguel Jesus Pires Borges, da ES da Gafanha da Nazaré.

Os Prémios “Escola” foram atribuídos à EB1 da Gafanha da Encarnação Norte e à EB 2,3 da Gafanha da Encarnação entregues sob a forma de material didático.

O júri era composto pelo Vereador do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Ílhavo, Tiago Lourenço, pela chefe da Divisão da Cultura, Turismo e Juventude, Lisete Cipriano, e pelo escritor João Manuel Ribeiro que fez questão de marcar presença na cerimónia de prémios.

O Vereador manifestou “regozijo” pelo exemplo nas boas práticas e promoção da leitura e da escrita nos jovens, com uma nota de agradecimento às escolas, aos jovens e às suas famílias “pela forma como se envolveram no projeto».

O escritor João Manuel Ribeiro, presença ativa na promoção da leitura e do valor do livro nas escolas do Município, revela que foi com “um gosto muito grande” que fez parte do júri do concurso, realçando que se “sente muito bem acolhido” sempre que se desloca a Ílhavo, deixando a “promessa de voltar ao Município ainda antes do final do ano letivo”.

A sessão, que teve as honras de abertura a cargo do Manera Quartet, um jovem quarteto de clarinetes, permitiu ainda presença e participação dos premiados do concurso do ano passado, tendo subido ao palco o vencedor do Texto Narrativo do 1º ciclo do Ensino Básico, Francisco Barbosa, que leu o seu trabalho premiado intitulado “Tropecei numa pedra e aterrei na Lua”; a vencedora do Texto Narrativo do 2º ciclo do Ensino Básico, Ana Rosa Gonçalves com a “Ana e a pequena estrela Kimi”; a vencedora do Texto Poético do 3º ciclo do Ensino Básico, Luísa Vilarinho com o poema “Nas páginas de um livro”; e, por fim, a vencedora do Texto Narrativo do Ensino Secundário, Mariana Castanheiro que leu o seu trabalho “Amanhecer”.