Ílhavo: Clubes de Leitura para Pais e Filhos encerraram mais um ano com atividades em família.

2019-06-12 12:50

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os Clubes de Leitura para Pais e Filhos, “Crescer a Ler” e “Crescemos e Já Lemos”, promovidos pela Biblioteca Municipal de Ílhavo (BMI), encerraram, neste mês de junho, a sua atividade anual com uma manhã inteiramente dedicada às famílias.

O encontro, que juntou os dois Clubes de Leitura, reuniu grandes e pequenos inspirados na história de Davide Cali “As minhas incríveis férias de verão…”, com momentos de partilha dos livros favoritos e a encenação da história “O Desejo de Lenhador”, pela Cláudia Stattmiller da Start-Teatro.

Terminado mais um ano, a Biblioteca Municipal de Ílhavo tem já aberto o período de inscrições para a próxima edição dos Clubes de Leitura, com início marcado para setembro.

“Histórias, músicas, poemas, entre outras atividades, fazem parte dessa dinamização, proporcionando um ambiente favorável à leitura em contexto familiar e promovendo um espaço de afeto, alegria, partilha, prazer e fascínio, assumindo o livro como objeto principal e a leitura como fator de desenvolvimento individual”.

As sessões são realizadas mensalmente, ao sábado. Em cada uma dessas sessões, é selecionado previamente um tema que depois é trabalhado em conjunto, com o grupo, formado pelos pais e pelas crianças.

No final, é anunciada a temática seguinte e distribuída por cada família a "tarefa" do próximo encontro.

A sua realização implica sempre o envolvimento da criança e do adulto (ou de vários elementos da família) na sua concretização, tendo sempre como objeto principal de trabalho o livro infantil e o universo das histórias.