Ílhavo: Ciclo de concertos de Natal nas Igrejas arranca a 12 de Dezembro.

2023-12-05 07:09

Categoria: 

Concelho: 

Igrejas do Município recebem concertos na quadra natalícia.

Está apresentado o mapa de eventos para as celebrações de Natal entre 12 e 21 de dezembro.

A autarquia promove um ciclo de seis concertos de música erudita, nas seis igrejas matrizes do município.

Músicos de renome nacional e internacional apresentam-se em espetáculos temáticos em espaços que permitem valorizar o património religioso do município.

O primeiro concerto realiza-se a 12 de dezembro, na Igreja Matriz da Gafanha da Encarnação, com o Bando de Surunyo, que regressa ao Município de Ílhavo com 12 músicos, para apresentar o programa “Mel e ouro – Conexões musicais peninsulares na Idade de Ouro”.

No dia seguinte, 13 de dezembro, na Igreja Matriz da Costa Nova do Prado, Nuno Inácio junta-se a Paulo Pacheco para um recital de flauta e piano, em que interpretam compositores portugueses, como António Vitorino d’Almeida, Sérgio Azevedo e Vianna da Motta.

A 14 de dezembro, na Igreja Matriz da Gafanha do Carmo, é a vez do Ensemble Vocal Capella Duriensis, que se apresenta com nove vozes e órgão, para interpretar um programa que remete para as diversas tradições de Natal europeias.

Na semana seguinte, no dia 19 de dezembro, na Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré, o Bando de Surunyo volta a atuar, desta vez com duas vozes e teorba, apresentando um programa intimista de Natal: “Musas e Liras – uma viagem musical pela Europa dos séculos XVI e XVII”.

No dia seguinte, 20 de dezembro, na Igreja Matriz de São Salvador de Ílhavo, os jovens e enérgicos músicos do Quarteto Metamorfose trazem obras de Shostakovich, Weber e Mozart.

O último concerto, a 21 de dezembro, realiza-se na Igreja Matriz da Sagrada Família da Praia da Barra, com Ciglia Ensemble, em que António Vieira e Rui Gama interpretam canções tradicionais de Natal com guitarra e bandolim.

Todos os espetáculos realizam-se às 21h30 e têm entrada gratuita.