Ílhavo: Centro Escolar Nossa Senhora do Pranto fechado a cadeado por falta de auxiliares.

2018-02-08 08:14

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A presidente da Associação de Pais do Centro Escolar Nossa Senhora do Pranto fala em surpresa pelo encerramento da porta da escola a cadeado.

Os pais reuniram ontem para decidir medidas de protesto pela falta de meios humanos num centro escolar que para 8 turmas tem dois assistentes operacionais a tempo inteiro mas afirmam-se surpreendidos pelo encerramento.

A ata da reunião desta quarta refere a realização de "reuniões e diligências" junto da Câmara Municipal e junto da DGESTE e da DGAE, "todas elas sem sucesso e sem qualquer tipo de resposta das referidas entidades". 

Ana Madalena, em representação da associação de pais, revela que sem respostas os pais estavam a preparar-se para realizar um abaixo-assinado mas não contavam com a medida mais radical (com áudio).

Esse encerramento do portão terá sido iniciativa individual e juntou, ao início da manhã, os pais que deixam os filhos na escola. A situação foi, entretanto, desbloqueada e os alunos já iniciaram o dia letivo. A GNR foi chamada ao local e um dos pais conseguiu destruir o cadeado.

O agrupamento estará a enfrentar dificuldades para suprir a baixa de alguns funcionários e o sinal de protesto é dado com o apelo para o reforço de meios. Os pais temem pela redução de assistentes a um apoio 

Numa operação recente, a Câmara de Ílhavo garantia mais seis assistentes operacionais para os jardins de infância e lamentava só ter tido autorização para o procedimento já com o ano a decorrer. Defendia que o sistema funciona mas deveria ser mais estável ao nível da capacitação de recursos humanos.

A Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares estará a receber por parte das famílias comunicações sobre a insatisfação sentida e o protesto promete dar nova visibilidade ao tema.

 

Notícia atualizada às 9h17