Ílhavo: Centro de Documentação celebra Dia Internacional dos Arquivos.

2018-06-06 07:51

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo tem programa para o Dia Internacional dos Arquivos (9 de Junho).

A autarquia está a preparar um conjunto de atividades dedicadas à comunidade para divulgar o seu Centro de Documentação entre os dias 11 e 15 de junho.

Para breve poderá estar a integração do Centro de Documentação de Ílhavo (CDI) na Rede Portuguesa dos Arquivos, no Portal Europeu dos Arquivos e na biblioteca virtual desenvolvida pelos países da União Europeia (Europeana) permitindo o acesso de forma massiva aos documentos de Ílhavo e sobre Ílhavo.

De 11 a 15 de Junho haverá visitas explicativas à exposição “120 Anos da Restauração do Município de Ílhavo” e à mostra fotográfica "O centenário do salvamento do Desertas".

Na Segunda-feira, dia 11 de junho, às 10h e 14h, encenação “Vamos à Ilha’vô?” com histórias da terra contadas por gente da terra às crianças do município.

Na Quarta-feira, dia 13 de junho, às 17h, realiza-se a cerimónia do Dia Internacional dos Arquivos com dissertação sobre “Arquivos, Património e História”, por Manuel Ferreira Rodrigues, da Universidade de Aveiro; Lançamento da publicação “Nossa Gente: Biografia do Arrais Ançã, por Pedro Silva, do Centro de Investigação e Empreendorismo do Mar de Ílhavo; agradecimento público das doações e depósitos de documentos ao Município de Ílhavo efetuados no 1º semestre de 2018 e visitas explicativas à exposição “120 Anos da Restauração do Município de Ílhavo” e à mostra documental “O centenário do Salvamento do Desertas”.

O Centro de Documentação de Ílhavo foi constituído em 2012 com o objetivo de materializar e dar nome ao conjunto de documentos que vinha sendo compilado desde o início do século XVI, com destaque para a atividade autárquica.

Em paralelo com estes arquivos, coexistiram a Administração do Concelho, Câmara Municipal da Vila e Couto da Ermida, a Capitania-mor das Ordenanças e o Conselho Municipal, também eles produtores de informação única sobre o município.

Além dos arquivos dos órgãos autárquicos, o CDI tem ainda a competência de gerir a informação produzida por empresas de pesca do bacalhau, empresas de construção naval, Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau, Grémio dos Armadores dos Navios de Pesca do Bacalhau, Administração do Porto de Aveiro, entre outros, assim como arquivos de particulares que alimentam a informação sobre o município e sobre temática marítima.

A conservação dos documentos, a avaliação da sua pertinência, a descrição do seu conteúdo, a reprodução em suportes alternativos, a sua divulgação numa plataforma Web (http://centrodedocumentacao.cm-ilhavo.pt/nyron/archive/catalog/), são as grandes funções do Centro de Documentação de Ílhavo.