Ílhavo: Casas, becos e jardins são o palco da Rádio Faneca.

2022-06-09 07:36

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Festival Rádio Faneca tem início esta quinta-feira para animar a cidade de Ílhavo em programação cultural feita de concertos, programas de rádio, histórias, projetos comunitários e jogos, em mais de 50 espetáculos gratuitos para todos os públicos, naquela que é a oitava edição do festival, dez anos depois da primeira, em julho de 2012.

O festival decorre até domingo com animação no Centro de Ílhavo.

Este ano a “casa aberta” dá lugar a encontros em jardins nos becos de Ílhavo.

O programador cultural, Luís Ferreira, lembra que este é um ano especial pelos 10 anos do lançamento do evento e pelo regresso presencial ainda que o convívio se faça ao ar livre para evitar riscos (com áudio)

No que toca a projetos especiais, “Vem pelo jardim”, orientado pelo fotógrafo Renato Cruz Santos, que visitou 11 pátios e jardins do centro histórico conta com percursos diários pelas casas participantes.

Ontem, numa visita especial, a autarquia explicou que o festival é também este ponto de encontro com as raízes.

Mariana Ramos, vereadora da cultura, assumiu a importância de divulgar esse património identitário (com áudio)

Na visita desta quinta, registo para o testemunho de um dos novos moradores.

De Aveiro para Ílhavo são vincadas diferenças relacionadas com o espírito comunitário que ainda é possível encontrar nos becos (com áudio)

Nota ainda para a instalação performativa “Sofá em Mi Maior”, da Amarelo Silvestre com a artista Lígia Soares, que coloca seis sofás nos becos ilhavenses, o concerto especial “Heróis do Mar”, que interpreta e musica, ao vivo, o filme de Fernando Garcia, e para o projeto da Terceira Pessoa, “Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver o universo”, que interage com o território e com as pessoas que o habitam através de gravações, memórias dos seus objetos e de uma bordadeira.

Nos concertos, Marta Ren e os Funk You Brass Band, Fogo Fogo, Lavoisier, Rita Red Shoes, Sal, Castello Branco, Expresso Transatlântico e Criatura asseguram os concertos das noites dos dias 9, 10 e 11, que terminam com os dj sets de Samuel Úria e Bunny O’Williams, Brandos Costumes e Jero.

Nos concertos dos becos, que acontecem ao longo das tardes dos festivais, atuam Equinócio (em concerto de estreia), Aníbal Zola, Bia Maria, Galo Cant’Às Duas, Moses Christopher e Jorge da Rocha.

No que diz respeito à programação da rádio do festival, que abre com uma emissão especial das Manhãs da 3, programa da Antena 3, terá emissão contínua ao longo dos quatro dias do festival, com direito a programação própria.

Há concertos de LaBaq, Samuel Martins Coelho, Éme e Moxila, Chica e Rossana.

Nas conversas e outros programas, destaque para o regresso de Bingo, um podcast da Antena 3 com João Moreira e Pedro Santo, guionistas do Bruno Aleixo, ao vivo com o convidado Samuel Úria, e ainda a apresentação do livro de noiserv, lançado em 2021.

Durante todo o festival, o Jardim Henriqueta Maia, onde acontecem os concertos da noite, terá atividades para as famílias, como a oficina do brincar.

No Planteia, há “Jogos Ganhar Futuro”, dos Jogos do Helder, com desafios sobre sustentabilidade e consciencialização ambiental para os mais novos.

Todo o programa é gratuito e não são necessário bilhetes. O programa está disponível em 23milhas.pt.

No que diz respeito à programação da rádio do festival, que emite todos os dias do festival das 10:00 às 20:00 em 103,9FM e também online, terá concertos, conversas e os habituais discos pedidos.

Além dos jogos da rádio, que desafiam os mais novos a apresentar o conhecer a sua dinâmica, há concertos de Labaq, Samuel Martins Coelho, Éme e Moxila, Chica e Rossana.

Nas conversas e outros programas, a apresentação do projeto “Se esta rua fosse minha”, do Centro de Documentação de Ílhavo, o podcast Ílhavo Antigo, a Rádio-Novelo ao vivo da Quinto Palco e a apresentação do livro de noiserv, com algumas músicas tocadas ao vivo pelo artista.

No que toca a projetos especiais, destaque para o projeto de comunidade “Vem pelo jardim”, orientado pelo artista Renato Cruz Santos, que descobre e eterniza os pátios e jardins do centro histórico, para a instalação “Sofá em Mi Maior”, da Amarelo Silvestre, que estará nos becos ilhavenses, para o concerto especial da Orquestra Filarmónica Gafanhense, “Heróis do Mar” e para o projeto da Terceira Pessoa, “Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver o universo”, que interage com o território e com as pessoas que o habitam.

Durante todo o festival, o Jardim Henriqueta Maia terá atividades para as famílias, como a oficina do brincar.

No Planteia, há “Jogos Ganhar Futuro”, dos Jogos do Hélder, com desafios sobre sustentabilidade e consciencialização ambiental para os mais novos.

O festival decorre no Jardim Henriqueta Maia, no Planteia, junto à Casa da Cultura de Ílhavo e nos becos do centro histórico de Ílhavo. A entrada é livre.

Neste primeiro dia, há concerto às 22h com Marta Ren + Funk You Brass Band, seguindo-se Fogo Fogo e Samuel Úria + Bunny O’Williams em Dj set.