Pandemia: Ílhavo cancela eventos até final de Setembro.

2020-05-13 12:48

Categoria: 

Concelho: 

Já é oficial. A Câmara de Ílhavo cancelou os eventos de referência no Município que, por tradição, marcam o período de verão.

Marolas (julho), Festival da Sardinha (julho), Festival do Marisco (agosto), Festival do Bacalhau (agosto), Festival Cabelos Brancos (setembro) e a Festa dos Bacalhoeiros (setembro) ficam em suspenso e só deverão regressar em 2021.

Decisão tomada após reunião com as Associações parceiras e que a autarquia lamenta salientando a “necessidade de tomar esta decisão que tem, na prática, um impacto negativo na dinâmica cultural, social e associativa do Município, mas que se enquadra nas determinações da Direção-Geral da Saúde, no âmbito das medidas públicas de prevenção e mitigação do surto pandémico de COVID-19”.

A autarquia entende ser prioritária a “prevenção e a salvaguarda da saúde pública e do bem-estar dos cidadãos”, princípios que pretende acima de “qualquer outro objetivo ou dinâmica”.

Mesmo sem o formato habitual, haverá algumas ações que procuram relembrar estes eventos.

Destaca ainda o que diz ser a “elevada postura e atitude das Associações do Município” por entenderem os constrangimentos e condicionalismo que sustentaram esta decisão, pelas implicações que o cancelamento tem na sua atividade regular.