Ílhavo: 'Cabelos Brancos' em festa durante 13 dias.

2022-09-07 15:05

Categoria: 

Concelho: 

O programa do Festival Cabelos Brancos está fechado e divulgado publicamente.

De 12 a 24 de setembro, o Município de Ílhavo promove o Festival Cabelos Brancos, uma iniciativa em que 150 seniores são os realizadores e os protagonistas de 40 iniciativas - coros musicais, performances, criação de cenografia, entre outras iniciativas -, que decorrem em cinco espaços criativos, sedeados em várias freguesias.

Sob o mote “Identidade”, o Festival Cabelos Brancos irá fomentar o cruzamento intergeracional, a educação ambiental e a inovação tecnológica.

Ao longo de 13 dias, a missão é envolver as IPSS, mobilizar a comunidade sénior, estimulando a sua capacidade criativa e aumentando o seu sentimento de pertença à comunidade.

A abertura do Festival Cabelos Brancos está agendada para dia 12 de setembro, segunda-feira, às 19h, no Centro de Recursos Mãe do Redentor, na Colónia Agrícola, em Ílhavo, com a Tertúlia “As Práticas Artísticas na Pessoa Idosa”, que contará com a participação de personalidades de diversas áreas artísticas.

De seguida, assistir-se-á à antestreia da curta-metragem “Luísa e João”, do realizador Henrique Vilão, vencedor do Concurso de Curtas-Metragens do Laboratório do Envelhecimento de Ílhavo.

De 16 a 18 de setembro, o centro nevrálgico do Festival Cabelos Brancos é o Jardim Henriqueta Maia, em Ílhavo.

No dia 16 de setembro, sexta-feira, às 10h, realizar-se-á a Oficina “Mudam-se os Tempos, mudam-se as Histórias!”, acerca de mitos e crenças sobre a fauna local.

Às 15h, atua o Coro da Fundação Manuel António da Mota, numa prova de que a música, pela sua universalidade, tem tido um enorme sucesso na integração do indivíduo na sociedade através da importância que a prática artística tem na descoberta de novas linguagens.

No dia 17 de setembro, sábado, continuam os "Cabelos Brancos no Jardim" e, às 10h, o Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo dinamizará uma oficina que ensinará os passos típicos do folclore.

Às 15h30, sobe ao palco o Coro da Memória, para um concerto de mais de 70 vozes e músicos da comunidade de Ílhavo, sob a orientação do maestro Luís Carvalho, unidos pela melodia e pelo canto a uma só voz.

Às 21h30, Concerto de Herman José, com a Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo (Música Nova), que revisitará êxitos como a “Canção do Beijinho”, “Serafim Saudade” e “Vamos Lá Cambada”.

O serão prossegue com a DJ Maria Vai Com Todas e as maiores de idade, num desafio que irá cruzar melodias de várias gerações.

No dia 18 de setembro, domingo, às 15h, “Vai Dar Água - Conversas Arriscadas Sobre Envelhecer”, os oradores convidados vão ter 3 minutos e 22 segundos para falar sobre envelhecimento.

Por cima dos oradores, a máquina catapulta das palavras, tem suspendido a 2,22 m um balde de água, em que, caso seja ultrapassada a marca temporal, o orador verá vertido sobre si o balde.

Às 17h, a performance comunitária “Marias”, um percurso poético orientado pelo artista Jonathan Margarido, contará com a participação de quatro mulheres mais velhas - Zita Leal, Branca Sarabando, Amélia Reis e Helena Fidalgo.

Entre 19 a 23 setembro, os dias serão reservados à descoberta pela viagem.

Mais de 850 idosos do Município de Ílhavo irão percorrer várias cidades de Portugal com visita a Anadia, Batalha, Viana Castelo, Vila Praia de Âncora, Fátima e Nazaré.